publicidade

Waze, Google Maps ou Apple Maps? Estudo revela qual é a melhor

texto Diogo Pereira
diogopereira@w360.pt

foto Pixabay

Um homem analisou as aplicações de navegação durante um ano

publicidade

Escolher uma aplicação de navegação nem sempre é consensual. De entre as várias ofertas existentes nas lojas de aplicações dos smartphones nem sempre é percetível qual é a que se adapta melhor às nossas necessidades.

Com o objetivo de tentar chegar a uma conclusão relativamente a qual aplicação de navegação é melhor, um programador da Adobe, Arthur Grabowski, decidiu testar as três principais: Waze e Google Maps, ambas da Google e o Apple Maps, sistema de navegação nativo nos Iphones. A melhor de todas para Grabowski é o Google Maps. Para chegar a esta conclusão este americano precisou de mais de um ano de testes e 120 viagens. Traçou rotas, estimou tempos de viagem, identificou a agilidade das aplicações na escolha de caminhos sem trânsito ou obras e traçou o perfil de cada uma.

Comecemos pelas estimativas de tempo de viagem onde a aplicação da Google não é a melhor. “A aplicação da Apple tem estimativas para que os utilizadores cheguem ao destino a tempo ou até um pouco mais cedo”, esclareceu ao Daily Mail.

De acordo com as análises de Grabowski, em média, os mapas da Apple fazem uma previsão de uma viagem 8% mais lenta do que a Google, o que garante que não há atrasos na chegada ao destino. Já o Waze tem muitas variações, fazendo previsões mais lentas do que a realidade em percursos longos e mais rápidas em percursos curtos. O Google Maps faz geralmente previsões mais rápidas, fazendo muitas vezes os condutores chegarem ao destino um pouco mais tarde do que o previsto.

O Google Maps acaba por ganhar o galardão de melhor aplicação móvel de navegação porque é, de facto, aquela que consegue fazer chegar os condutores mais rapidamente aos destinos através da escolha dos melhores itinerários.

publicidade

publicidade

Encontrou algum erro ou informação desatualizada? Sugira uma correção ao autor: diogopereira@w360.pt