publicidade

Sabia que pode voar gratuitamente entre ilhas nos Açores?

texto Diogo Pereira
diogopereira@w360.pt

imagem SATA

A partir de São Miguel ou da Terceira consegue chegar gratuitamente a qualquer uma das restantes ilhas

publicidade

Quem viaja para os Açores a partir do continente ou da Madeira pode ligar-se a qualquer uma das outras ilhas do arquipélago usando o serviço de encaminhamento entre ilhas que a SATA opera gratuitamente, mediante determinadas condições.

Qualquer passageiro que aterre nos aeroportos de São Miguel ou Terceira pode ser transportado para qualquer uma das restantes ilhas independentemente da companhia aérea que o leve até lá. Ou seja, não precisa de viajar na SATA para ter direito a este serviço, podendo viajar em qualquer uma das companhias que operam naquele mercado, incluindo as lowcost.

Para garantir a passagem é aconselhável que o passageiro faça uma pré-reserva do voo de ligação, uma vez que a SATA só é obrigada a fazer o transporte nas 24 horas seguintes à chegada do voo e se não tiver lugares disponíveis o passageiro terá que suportar os custos da ligação à sua ilha de destino.

O período de 24 horas deixa também claro que os passageiros não podem usar o encaminhamento entre ilhas para fazer um stopover, ou seja não é possível chegar a São Miguel visitar a ilha e só depois seguir para o destino final.

Para garantir que consegue o encaminhamento gratuito o passageiro pode fazer uma reserva antecipada dos voos entre ilhas, tendo depois seis horas para apresentar o comprovativo do voo que o fará chegar a São Miguel ou Terceira. Isto significa que o passageiro pode planear as datas da sua viagem, garantindo que o encaminhamento está assegurado.

Há neste processo, no entanto, alguns detalhes que importa salientar.

Se o passageiro comprar a passagem que o fará chegar a São Miguel ou à Terceira através de um programa de milhas, perde o direito ao encaminhamento gratuito.

Outra das situações em que o encaminhamento pode estar em causa é o atraso do primeiro voo. Como as reservas são feitas separadamente, um atraso não obriga a SATA a recoloca-lo noutro voo de encaminhamento.

O encaminhamento entre ilhas também está disponível para sair dos Açores, podendo viajar a partir de qualquer uma das ilhas para os aeroportos de São Miguel ou Terceira.

Para saber todas as condições ou fazer a pre-reserva de um voo de encaminhamento deve visitar o site da SATA.

publicidade

Encontrou algum erro ou informação desatualizada? Sugira uma correção ao autor: diogopereira@w360.pt