publicidade

Sintra entra na moda das taxas turísticas e começa a cobrar dois euros por noite

texto foto Diogo Pereira
diogopereira@w360.pt

Depois de Lisboa e Porto, Sintra adere à moda das taxas turísticas em Portugal.

publicidade

A partir do próximo ano quem quiser dormir em Sintra vai ter que pagar mais dois euros por noite. A nova taxa turística foi apresentada nesta quarta feira e, de acordo com a autarquia, vai servir para gerar receitas que serão aplicadas na requalificação do centro histórico.

“Nós vamos fazê-lo agora [aplicação da taxa turística] porque temos um conjunto de grandes investimentos em hotéis. Há 30 anos que não se fazia um hotel em Sintra e agora temos um investimento de mais de 80 milhões. É uma taxa perfeitamente equilibrada, não custa praticamente nada a pagar e esse dinheiro é essencial para a requalificação”, explicou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra aos jornalistas da Lusa.

cropped-W_MINIATURA.pngTaxa turística: dormir no Porto vai custar mais dois euros por noite

A nova taxa turística de Sintra vai ser cobrada por cada quarto em unidades hoteleiras e não por pessoa, como acontece em cidades como Lisboa e Porto, não sendo claro ainda se alojamentos como airbnb ou hosteis com quartos partilhados também entram nesta equação.

O presidente da autarquia revelou que serão necessários 50 milhões de euros para requalificar o centro histórico da vila, intervindo em edificado público e privado e também ao nível do saneamento básico num processo que “carece de muito cuidado e sensibilidade”, refere o autarca socialista.

publicidade

Encontrou algum erro ou informação desatualizada? Sugira uma correção ao autor: diogopereira@w360.pt