publicidade

Não confie nas avaliações dos hotéis. Siga estas 5 dicas para não ser enganado

claudia-paivatexto Cláudia Paiva
claudiapaiva@w360.pt

foto Pixabay

Quantas vezes já chegou a um hotel que não correspondeu às expectativas criadas durante a reserva? Se nunca lhe aconteceu saiba que é frequente as avaliações de algumas plataformas de reserva de hotéis serem falsamente inflacionadas. Por isso não olhe apenas para a avaliação global e esteja atento a alguns pormenores que podem evidenciar pequenas fraudes.

publicidade

O que trago são algumas dicas que vão ajudar a fazer a escolha do alojamento sem surpresas à chegada.

Veja se os comentários são recentes

Em primeiro lugar verifique se os comentários são recentes, leia-os e mesmo que a generalidade das críticas sejam positivas, perceba se há algum aspeto recorrente. Se mais do que uma pessoa referir que há problemas de limpeza, por exemplo, é provável que esse vá ser um problema com o qual se vai deparar na sua estadia.

Compare as fotos do alojamento em diferentes plataformas

Não se deixe enganar pelas fotos. Todos nós sabemos que mesmo sendo originais, o Photoshop faz milagres ou, mais simples ainda, um bom ângulo pode fazer parecer qualquer buraco uma suíte presidencial.

Compare as fotos de várias plataformas, incluindo algumas que também têm fotos dos visitantes e não apenas as oficiais. O Tripadvisor é um dos exemplos das plataformas onde os visitantes submetem as fotos que tiraram nos alojamentos. Algumas delas vão fazê-lo desistir da reserva imediatamente.

Verifique se os comentários têm nacionalidades diferentes

Desconfie se a maioria dos comentários fôr da mesma nacionalidade que a origem do hotel. Ou seja, se estiver a reservar um alojamento em Barcelona e a maioria dos comentários forem de pessoas de nacionalidade espanhola, tenha cuidado.

Verifique se há discrepâncias nas avaliações

Um dos sinais de alarme ao qual deve ter muita atenção é à existência de avaliações muito altas entremeadas com avaliações medíocres. Não é normal um alojamento ter avaliações muito extremadas.

Confirme a localização através do Google Maps

Verifique que o seu alojamento é numa zona central e de fácil acesso. Coloque a morada no Google Maps e tente perceber, através do Google Street View, se a zona é movimentada ou, pelo contrário, é demasiado sombria.

publicidade

Encontrou algum erro ou informação desatualizada? Sugira uma correção à autora: claudiapaiva@w360.pt