publicidade

Moscovo: Roteiro de três dias para descobrir a Alma Russa

claudia-paivatexto e fotos Cláudia Paiva
claudiapaiva@w360.pt

vídeos Diogo Pereira

Moscovo, Rússia

A capital da Rússia está cheia de mistérios. Desde logo o mito da alma russa que transforma os seus habitantes em seres introspetivos, muito fechados e muito difíceis de alcançar.

Este é um país que transborda nacionalismo e a hospitalidade não é o ponto forte. Aqui quase não se fala inglês e fica claro que o turismo não é uma prioridade dos russos. Mas devia ser a sua prioridade número um porque a arquitetura é fenomenal, a comida é fantástica e a história merece ser conhecida.

Prepare-se com algumas frases básicas que o vão ajudar na interação e veja bem como vai estar o tempo, não se esqueça do tradicional “calor soviético” que obriga a colocar os casacos quentes, as luvas e os cachecóis na bagagem.

Não parta com preconceitos, Moscovo é uma cidade organizada, muito funcional e com as características de uma qualquer capital europeia.

Moscovo
Rússia
Russo
 11 979 529 hab.
Rublo (RUB)
GMT +2
Europeias, 2 pinos
 +7
 112
Moscovo é uma cidade de temperaturas extremamente baixas no inverno (outubro a março) que podem tocar os -10ºc sendo muito frequente a ocorrência de queda de neve. Nos meses de verão as temperaturas não vão além dos 26 graus, sendo a altura ideal para visitar a cidade. A chuva é mais frequente no verão do que no inverno.

Dia 1

Praça Vermelha
 10:00 – 10:20

M Okhotny Ryad

Começamos esta viagem pelo lugar mais emblemático e absolutamente incontornável da cidade, a Praça Vermelha. Vai passar por aqui muitas vezes, por isso fique já a saber que este nome nada tem a ver com futebol, política ou arquitetura. Vermelho significava em russo antigo bonito e esse parece ser um adjetivo consensual, a praça é mesmo muito bonita.

Este é o ponto de partida para as principais atrações da cidade. Num raio de 500 metros estão os muros do Kremlim, o Museu de História do Estado, a Catedral de São Basílio, o Mausoléu de Lenine e o Centro Comercial GUM.

A mítica Praça Vermelha é o epicentro de Moscovo
Para viajar para a Rússia vai precisar de um visto e há mais do que um forma de o obter. Saiba tudo:

cropped-W_MINIATURA.pngTudo o que precisa de saber para pedir um visto para a Rússia (poupando €30)

Museu de História do Estado
 10:30 – 11:45

Okhotny Ryad
Praça Vermelha, 1
adultos: 400 rub. | estudantes: 150 rub.
sexta a quarta: 10:00 às 19:00 | quinta: 11:00 às 20:00

O museu não tem legendas em inglês.

aceda ao site

Uma vez que está na Praça Vermelha, a poucos metros vai encontrar o Museu de História do Estado Russo, um edifício vermelho e bastante imponente. Embora a fachada esteja voltada para a Praça, a entrada é feita por uma das laterais.

A fachada do Museu de História do Estado sobressai entre as demais

Este museu é bastante abrangente e vai leva-lo a conhecer as relíquias que ficaram da história das tribos que habitaram a Rússia na pré-história, até às obras de arte da dinastia dos Romanov. Vai encontrar peças de mobiliário, joalharia, pintura, iconografia, livros, cerâmica e muito mais que lhe vão encher o olho.

Mausoléu de Lenine
 12:00 – 12:30

Okhotny Ryad
Praça Vermelha
gratuito
terça a quinta e sábado: 10:00 às 13:00

Não é permitido tirar fotografias no interior.

Junto ao muro do Kremlim e mesmo em frente ao Centro Comercial GUM, ainda na Praça Vermelha, vai encontrar o Mausoléu de Lenine Vladimir Ilitch Ulianov, o líder da República Socialista Soviética Russa que derrubou o regime Czarista e transformou a Rússia no farol do comunismo mundial.

Dois dias depois da sua morte, em 1924, foi cuidadosamente embalsamado e colocado no mausoléu que ainda hoje é possível visitar.

O horário de visitas é muito restrito e é comum formarem-se longas filas que podem inviabilizar a visita. Uma vez no interior a visita não demora mais do que 10 minutos.

publicidade

My.My
 12:40 – 13:40

Okhotny Ryad
Manezhnaya Ulitsa, 11
a partir de 109 rub.
todos os dias: 8:00 às 23:00

aceda ao site

Para uma refeição boa e rápida aconselho o My.My, em frente aos Jardins de Alexandre onde as refeições são servidas em modo cantina.

Para o almoço sugiro que escolha uma Massa Pelmeni, um dos pratos favoritos dos russos. São bolinhas de massa recheadas com os mais diversos ingredientes. Prove-as, de certeza que vai gostar.

Catedral de São Basílio
 14:00 – 15:30

Okhotny Ryad
Praça Vermelha
 250 rub.
quarta a segunda: 11:00 às 17:00

aceda ao site

Depois do almoço e ainda na Praça Vermelha siga para o interior da Catedral de São Basílio, a catedral mais imponente e carismática de Moscovo. Sim, eu sei que provavelmente já tem o cartão da máquina fotográfica cheio de fotos do exterior, mas agora está na hora de a conhecer por dentro.

A Catedral de São Basílio é o postal mais conhecido da cidade

Caracterizada pelas suas nove cúpulas coloridas e geometricamente muito diferentes, é um dos maiores símbolos de Moscovo e da Rússia. Foi mandada construir por Ivan o Terrível em 1552, para celebrar a reconquista de Kazan e Astrakhan.

Reza a lenda que Ivan ficou tão fascinado com a beleza da catedral que mandou cegar o arquiteto Postnik Yakovlev para que jamais pudesse construir outra igual.

O interior com frescos do século XVI não consegue superar a beleza do exterior, mas vale a pena conhecer este monumento que se tornou Património Mundial da Unesco em 1990.

Catedral de Kazan
 16:00 – 16:30

Okhotny Ryad
Praça Vermelha
gratuito
todos os dias: 8:00 às 20:00

aceda ao site

Volte a cruzar a Praça Vermelha, em direção ao Museu de História do Estado. Do lado direito vai encontrar a Catedral de Kazan. A visita não demora mais de 15 mim e a arquitectura interior vale muito a visita.

Ficou muito conhecida por ser a primeira reconstrução depois da queda da União Soviética que tinha sido demolida em 1936 por ordem de Estaline.

Centro Comercial Gum
 16:50 – 17:50

Okhotny Ryad
Praça Vermelha
todos os dias: 10:00 às 22:00

aceda ao site

O Gum é considerado o mais luxuoso centro comercial de toda a Rússia e está localizado, ironia do destino, mesmo em frente ao Mausoléu de Lenine. Em 1928, por ordem de Estaline, este edifício foi usado por serviços administrativos do estado e só mais tarde, em 1953, voltou a ser um centro comercial como na origem da sua construção.

O centro comercial super chique de Moscovo é um dos pontos obrigatórios

Atualmente é um paraíso para quem gosta de compras, uma vez que alberga algumas das mais luxuosas marcas de vestuário do mundo.

Rua Nikolskava
 18:00 – 19:00

Okhotny Ryad
Ulitsa Nikolskava

No final do dia reserve tempo para um passeio por uma das ruas mais movimentadas de Moscovo, Nikolskaya, que fica localizada entre a Catedral Kazan e o GUM.

Ao longo da rua são vários os restaurantes em que pode para jantar e lojas onde pode comprar algumas recordações para os seus familiares e amigos.

Já está a pensar nos presentes que vai ter que trazer aos seus amigos e familiares? Veja as nossas dicas:

cropped-W_MINIATURA.pngEstes são os recuerdos ideais para trazer da Rússia aos seus amigos e familiares

Ruski
 20:00 – 22:00

M Vystavochnaya
Krasnogvardeyskiy Proyezd, 21
a partir de 430 rub.
todos os dias: 12:00 às 0:00

aceda ao site

Para o jantar a minha sugestão é o restaurante panorâmico Ruski Russian Cousine. Fica no 85º andar da AKO, o aranha-céus mais alto da cidade de Moscovo.

Para começar escolha a Kulebyaka, uma especialidade russa que consiste numa torta feita com massa pão ou massa folhada recheada com peixe vermelho, cogumelos, ovos e cebola. No final não se esqueça de provar algumas Vodkas Caseiras, especialidade da casa.

publicidade

Dia 2

Jardins de Alexandre
 09:30 – 09:45

Okhotny Ryad
Manezhnaya Ulitsa, 11
gratuito
 aberto 24h

Para começar este segundo dia de viagem nada melhor que os Jardins de Alexandre. Numa das laterais do Kremlin foi construído em homenagem ao Czar Alexandre I, grande responsável por boa parte das reconstruções da cidade depois das invasões napoleónicas.

Na entrada do jardim vai ver o Memorial em Honra do Soldado Desconhecido, construído em homenagem aos soldados do exército soviético que morreram na Segunda Guerra Mundial. Este memorial tem uma lápide de granito com uma estrela de bronze de cinco pontas com a inscrição “O teu nome é desconhecido, o teu feito é imortal”, o túmulo é vigiado todos os dias por dois saldados russos.

O túmulo do soldado desconhecido tem guarda de honra constantemente

Kremlim
 10:00 – 12:30

Biblioteka Lenina
Moscovo, 103073
adultos: 350 a 700 rub. | crianças: 100 a 200 rub.
sexta a quarta: 10:00 às 17:00

a bilheteira abre às 9:30 e encerra às 16:30

aceda ao site

O Kremlin é uma fortaleza dentro da cidade, composto por um muro vermelho e rodeado pelo rio Moscovo, a Catedral de São Basílio, a praça vermelha e os Jardim de Alexandre.

Quando visitámos Moscovo estava montada uma bancada com as cores russas para a parada militar comemorativa da vitória na II Guerra Mundial

No interior tem um conjunto de edifícios importantes para visitar como a residência oficial do presidente russo que é também a sede da sua administração, a Torre da Trindade, a Catedral da Assunção e do Arcanjo S. Miguel, o Palácio do Arsenal, o Palácio das Facetas e o Campanário de Ivan o Terrível, bem como o sino partido do Czar que é o maior sino do mundo.

Uma vez que está a chegar ao Kremlin vindo dos Jardins de Alexandre, saiba que as bilheteiras onde pode comprar os ingressos para entrar no complexo ficam numa das extremidades dos Jardins.

A Rússia é um país particularmente barato, saiba quanto custam as coisas:

cropped-W_MINIATURA.pngA Rússia é um país caro? Quanto custam as coisas em Moscovo e São Petersburgo

Biblioteca do Estado Russo
 12:30 – 13:15

Biblioteka Lenina
Vozdvizhenka, 3/5
gratuito
segunda a sexta: 9:00 às 20:00 | sábado: 9:00 às 19:00

aceda ao site

Na saída do kremlin e a menos de 10 minutos a pé vai encontrar a Biblioteca do Estado da Rússia na qual pode visitar a clássica sala de leitura.

Inaugurada em 1862 a Biblioteca Lenina como também é conhecida tem uma coleção única de documentos russos e estrangeiros em mais de 247 línguas e mais 43 milhões de volumes, sendo considerada a terceira maior do mundo.

Dostoevsky, o maior romancista russo, é homenageado no pátio da Biblioteca Nacional Russa

No pátio do edifício vai encontrar a estátua do escritor russo Fiódor Dostoevsky. É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história e conhecido por ter escrito grandes obras como “O Idiota”, “Crime e Castigo” ou “Os Irmãos Karamazov”.


Café Pushkin
 12:30 – 13:30

M Tverskaya
Tverskoy Boulevard, 26А
a partir de 620 rub.
aberto 24 horas

aceda ao site

Depois de se ter deslumbrado com esta belíssima biblioteca, a minha recomendação para o seu almoço é o famoso Café Pushkin, situado numa mansão barroca no Tverskoy Boulevard, o lugar favorito da antiga alta sociedade da Rússia.

Foi inaugurado a 4 de junho de 1999 depois de ter ficado imortalizado na letra “Natalie” de Gilbert Bécaud: “Estamos a andar por Moscovo / a visitar a Praça Vermelha / e está a contar-me coisas sobre Lenine e a Revolução / mas eu estou a pensar: Queria que estivéssemos no Café Pushkin / a olhar para a neve do lado de fora das janelas / Bebíamos chocolate quente e conversávamos sobre algo completamente diferente..” .

O Café Pushkin era uma invenção de Bécaud, na verdade ele não existia. Mas o sucesso da música foi tal que milhares de pessoas chegavam a Moscovo e perguntavam por ele. O fenómeno levou Andrei Dellos a criar um café que já era famoso antes de existir.

Rua Tverskaya
 14:00 – 14:30

M Tverskaya
Tverskaya

No final de almoço – que tenho a certeza que lhe encheu o estômago e as vistas – aconselho que aproveite a zona envolvente ao Café Pushkin e dê um passeio pela rua mais chique da cidade, a Rua Tverskaya.

Conhecida pelos seus imponentes edifícios, pelos restaurantes, cafés, teatros, hotéis e lojas, é uma rua onde vai sentir a agitação de Moscovo e o movimento citadino.

Teatro Bolshoi
 14:35 – 15:45

M Kuznetsky Most
Praça do Teatro, 1
a partir de 1300 rub.
visitas guiadas em inglês às segundas, quartas e sextas às 12:15

aceda ao site

Está na hora de visitar o Teatro Bolshoi. A melhor de o fazer é, sem dúvida, comprar um bilhete e assistir a uma ópera ou a um espetáculo de bailado. Faça a reserva através do site e com antecedência porque a procura é muita e os bilhetes esgotam rapidamente. No caso de não conseguir assistir a um espetáculo, inscreva-se numa das visitas guiadas.

O Teatro Bolshoi é uma das academias com mais tradição em todo mundo

Esta é a, por definição, a casa do melhor ballet do mundo, sendo a residência da Academia Bolshoi de Ballet onde se ensina esta arte. Foi também placo de estreias memoráveis como o “Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky.

Vai viajar para São Petersburgo a partir de Moscovo?

cropped-W_MINIATURA.pngComo viajar no comboio noturno russo entre Moscovo e São Petersburgo

Catedral de Cristo Salvador
 16:00 – 17:00

M Kropotkinskaya
Ulitsa Volkhonka, 15
gratuito
todos os dias: das 8:00 às 20:00

aceda ao site

Agora apanhe o metro para a estação de Kropotkinskaya. Saia e siga em direção à Catedral de Cristo Salvador, uma igreja ortodoxa com cinco cúpulas douradas com uma vista desafogada sobre o rio Moscovo.

A catedral original foi destruída sob as ordens de Estaline, em 1933 com o objetivo de construir um Palácio dos Sovietes que teria uma torre de 400 metros de altura, mas que nunca saiu do papel. Em 1995 começou a reconstrução da antiga catedral que seria devolvida à cidade em 2000.

A igreja é revestida com muitos dourados, pinturas murais e mais de 2000 lâmpadas que lhe dão um ambiente único.

No interior as regras são muito rígidas e não é permitido tirar fotografias, nem usar o telemóvel.

Galeria Tretyakov
 17:20 – 19:30

Tretyakovskaya
Lavrushinsky, 119017
adultos: 500 rub. | crianças: gratuito
terça, quarta e domingo: 10:00 às 18:00 | quarta, sexta e sábado: 10:00 às 21:00

a bilheteira fecha uma hora antes da galeria encerrar

aceda ao site

Apanhe novamente o metro até à estação de Tretyakovskaya. Esta é uma das mais bonitas estações de metro da cidade e a cinco minutos a pé vai encontrar a Galeria Tretyakov.

A coleção de arte aqui reunida vai desde 1856 até aos dias de hoje. Inicialmente era uma coleção privada da família Tretyakov que em 1892 a doou para a cidade.

Entre mais de 1300 obras de arte espalhadas por 62 salas, divididas em 2 andares, não deixe de ter em atenção a “An Unknown lady de Kramskoy” de Ivan Nikolayevich, “Boyarina Morozova” de Vasily Ivanovich, “The Philosophers: Portrait of Sergei Bulgakov and Pavel Florenskiy” de Mikhail Nesterov, “The Girl with Peaches” de Valentin Serov, “New Moscow” de Yury Pimenov, “Portrait of the Author Feodor Dostoyevsky” de Vasily Perov e “The Unequal Marriage” de V. Pukirev.

Os Irmãos Tretyakovs
 19:40 – 21:00

Tretyakovskaya
Lavrushinsky, 10
a partir de 800 rub.
todos os dias: 10:00 às 23:00

aceda ao site

Para acabar o seu dia em grande o meu conselho para o jantar é o restaurante Os Irmãos Tretyakov que fica mesmo ao lado da Galeria Tretyakov.

Com um ambiente bastante acolhedor e tipicamente russo é o espaço ideal para experimentar a famosa sopa Borsh, a Massa Pelmeni ou a Sopa no Pão.

O Borsch é um imperdível da gastronomia russa
O Borsh é a estrela da companhia, mas a gastronomia russa tem muito mais para oferecer:

cropped-W_MINIATURA.pngEstes são os pratos que tem (mesmo) que provar quando fôr à Rússia

Dia 3

Casa-museu de Leo Tolstoy
 10:00 – 11:30

M Park of culture
Ulitsa L’va Tolstogo, 21
adultos: 400 rub. | estudantes: 200 rub.
terça e quinta: 12:30 às 20:00 | quarta, sexta, sábado e domingo: 10:00 às 18:00

aceda ao site

Comece o dia a visitar a casa onde o escritor russo Leo Tolstoy viveu nos invernos de 1882 a 1901.

Fica um pouco mais distante do centro cidade, mas de metro consegue lá chegar rapidamente. Quando vir um muro em madeira cor-de-laranja e verde e um belo jardim, chegou ao seu destino.

A casa encontra-se praticamente igual à época em que o escritor lá viveu. A visita começa no rés-do-chão pela sala de jantar, com a mesa posta, e avança para os quartos, as salas de estar e termina no escritório onde Tolstoy  trabalhava apenas cinco horas por dia e onde é possível ver ainda alguns dos seus apontamentos, objectos pessoais e até algumas das suas roupas.

No final da visita dê um passeio pelo jardim situado nas traseiras da casa, local onde Tolstoy certamente se inspirou para muitas das suas obras.

Parque Gorky
 11:30 – 12:30

Oktybryskaya
Krimsky Val, 9

A meia-hora de distância a pé vai encontrar o Parque Central de Cultura e Lazer Gorky, onde pode relaxar um pouco sentando-se num dos muitos bancos que por aqui há. Observe o movimento da cidade e dos cidadãos.

Se visitar Moscovo durante o verão pode aqui encontrar sessões de cinema ao ar livre e exposições de pintura.

Monumento a Pedro, o Grande
 12:35 – 13:00

Oktybryskaya
Krymskaya Naberezhnaya

Bem perto do parque não vai conseguir deixar de ver, numa pequena ilha artificial, o monumento a Pedro, o Grande. É uma gigantesca e impressionante estátua com 98 metros de altura que fazem dela a oitava maior do mundo.

Foi construída pelo designer georgiano Zurab Tsereteli para assinalar os 300 anos da Marinha Russa que foi fundada por Pedro I da Rússia.

Mari Vanna
 13:10 – 14:30

M Pushkinskaya
Spiridon’yevskiy Pereulok, 10a
a partir de 360 rub.
segunda a domingo: 9:00 às 23:00

aceda ao site

Apanhe agora o metro até à estação Pushkinskaya e em 30 minutos vai estar no Mari Vanna, um restaurante localizado num apartamento muito acolhedor e tipicamente russo.

O espaço é tão tradicional que vai parecer que foi convidado para a casa de alguém. E se vir um gato a passear não ache estranho, faz parte da família.

Ponte Flutuante
 15:00 – 16:30

M Kitay-gorod
Ulitsa Varvarka
gratuito
segunda a domingo: 10:00 às 22:00

aceda ao site

Apanhe novamente o metro em direção a Kitay-gorod e aproxime-se da Ponte Flutuante do parque Zaryadye, inaugurada em setembro de 2017.

A nova ponte trouxe uma vista panorâmica para a cidade, sendo possível ver a partir dela a Catedral de São Basílio e o Kremlin, de um lado e a imponente fachada da Universidade de Moscovo do outro.

É uma estrutura em forma de “V”, fica mesmo em cima do Rio Moscovo e aguenta mais de três mil pessoas em cima dela.

Ponte Bolshoy Moskvoretsky 
 16:35 – 17:00

Kitay-gorod
Bol’shoy Moskvoretskiy Most

A uma distância de cinco minutos a pé da Ponte Flutuante vai encontrar outra ponte imperdível, a Bolshoy Moskvoretsky. A partir daqui vai conseguir as melhores fotos panorâmicas do Kremlin e de uma boa parte da silhueta de Moscovo.

Esta ponte que liga a Praça Vermelha à rua Bolshaya Ordynka, em Zamoskvorechye, tem 40 metros de comprimento e foi construída entre 1936-1937. Passe por cá de dia, mas também de noite para ver as luzes da cidade.

Estações de metro
 17:15 – 20:00

Teatralnaya
Teatral’naya, Moskva
0,55 rub. (uma viagem)
todos os dias: 6:00 às 1:00

Para crianças com menos de sete anos a viagem é gratuita

Ao longo deste dia já foi tendo uma ideia de como é imponente o Metro de Moscovo, mas agora está na hora de pegar no mapa e conhecer todos os ex libris da cidade subterrânea, ou os palácios de baixo de terra como muitos gostam de lhe chamar.

Komsomolskaya é uma das mais bonitas estações do Metro de Moscovo

A capital russa tem doze milhões de habitantes – mais do que Portugal inteiro! – e por isso precisa de uma rede de transportes muito eficiente. O metro tem 194 estações distribuídas ao longo de 325 km, sendo a sexta mais longa do mundo.

Entre as mais belas estações estão TeatralnayaPloshchad Revolyutsii ou Arbatskaya. Mas há muitas mais.

Saiba quais são as estações do Metro de Moscovo que tem mesmo que visitar:

cropped-W_MINIATURA.pngEstas são as mais belas estações do Metro de Moscovo

Como viajar até Moscovo?

TAP Air Portugal
a partir de €244 (ida e volta)
Reservar no Flytap.com

A TAP tem um voo diário direto entre Lisboa e o aeroporto Domodedovo (DME) e vice versa. A tarifa base da companhia portuguesa não inclui bagagem de porão.

Aeroflot
a partir de €257 (ida e volta)
Reservar no Aeroflot.ru

A companhia de bandeira russa tem um voo diário na rota Moscovo Sheremetyevo (SVO) – Lisboa – Moscovo Sheremetyevo (SVO). A tarifa base já inclui bagagem de porão.

Onde dormir em Moscovo?

 Four Seasons Hotel Moscow  .
M Okhotny Ryad
 Okhotny Ryad 2
a partir de €395/pessoa (noite)
9,2(Soberbo no Booking.com)
Reservar no Booking.com

 Sputnik Hostel & Personal Space
M Strastnoy Blvd
 Ulitsa Bolshaya Dmitrovka 20, building 1
a partir de €29/pessoa (noite)
9,5(Excepcional no Booking.com)
Reservar no Booking.com

Apart-hotel Naumov Sretenka.
M Turgenevskaya
 Ulitsa Sretenka 4
a partir de €69/pessoa (noite)
9,0 (soberbo no Booking.com)
Reservar no Booking.com

Se viajar para Moscovo durante três dias gasta cerca de €500 por pessoa

Encontrou algum erro ou informação desatualizada? Sugira uma correção à autora: claudiapaiva@w360.pt