publicidade

Um piloto explica como sobreviver a um acidente de avião

texto Diogo Pereira
diogopereira@w360.pt

foto Alexander Novarro

Dave Inch é piloto de Boeing 787 e usou as redes sociais para listar uma série de dicas

publicidade

Sofrer um acidente de avião é tão improvável que nunca saberá se estas dicas vão ou não ser úteis, mas pelo sim pelo não, não custa nada tirar algumas notas para o caso de um dia poder estar nesta situação traumática.

Dave Inch é piloto de Boeing 787 e usou as redes sociais para listar uma série de acções que deve pôr em prática se o avião em que segue começar a descer violentamente contra o chão.

A primeira dica é simples e parece algo inútil, mas sim os assistentes de bordo fazem aquela demonstração de segurança porque ela é mesmo necessária. Então a primeira ação acertada para sobreviver a um acidente de avião tem que ser executada mesmo antes de o aparelho sair do chão: desligar os headphones, pôr o livro de parte e prestar atenção ao que é dito. Fixe qual é a saída de emergência mais próxima do seu lugar e poupe tempo quando fôr hora de abandonar a fuselagem.

Retire tudo quanto fôr afiado dos seus bolsos. Certamente não terá uma navalha no bolso, mas se tiver chaves ou canetas deixe-as para trás, quando chegar a casa vai ter alguém para lhe abrir a porta, descanse.

Lenços, gravatas ou quaisquer outras peças de roupa apertada devem ser removidas e os saltos altos e óculos vão ter que ficar no interior do avião. Com estes objetos pode dificultar uma intervenção médica e os saltos altos podem furar as mangas de evacuação. Não se levante do seu assento a menos que seja instruído a fazê-lo por um comissário.

cropped-W_MINIATURA.pngQuão longe um avião pode voar se os motores falharem?

Em caso de fumo na cabine um pano húmido pode ser muito útil, diz Dave Inch, mas não diz onde pode encontrar esse pano numa situação de emergência. Pelo sim pelo não, não custa nada ter um lenço e uma garrafa de água na bagagem de cabine.

O colete salva-vidas também não deve ser insuflado no interior do avião, uma vez que pode dificultar a sua saída e se o avião começar a encher-se de água não vai conseguir nadar até à porta. Se por algum motivo perder o seu colete ou não o conseguir vestir é importante saber que pode agarrar-se a outro passageiro, um colete está preparado para suportar duas pessoas.

cropped-W_MINIATURA.pngAs companhias prevêem tempos de chegada excessivos para chegarem sempre cedo?

Se o avião cair em terra certifique-se que depois de o abandonar fica o mais longe possível da fuselagem para o caso de ela pegar fogo estar em segurança.

As dicas deste piloto americano terminam com o pedido aos passageiros para que abandonem todos os seus pertences no interior do avião. Estes podem dificultar a fuga e, descanse, a companhia aérea vai compensa-lo pelas suas perdas, mas não pode devolver-lhe a vida.

publicidade

Encontrou algum erro ou informação desatualizada? Sugira uma correção ao autor: diogopereira@w360.pt