publicidade

Roteiro para três dias em São Petersburgo, a verdadeira capital russa

claudia-paivatexto e fotos Cláudia Paiva
claudiapaiva@w360.pt

vídeos Diogo Pereira

São Petersburgo, Rússia

São Petersburgo foi capital do Império Russo entre 1713 e 1728 e voltou a ser entre 1732 e 1918. E isso nota-se muito.

É a segunda maior cidade do país e são os palácios imponentes e as catedrais que nos prendem a atenção e nos deixam de queixo caído.

Aqui a abertura aos turistas é grande e o inglês vai ajudá-lo muito, mas vai perceber que não é uma língua dominada por todos, por isso aprenda algumas frases em russo para se poder desenrascar em algumas situações.

São Petersburgo
Rússia
Russo
4 879 5664 hab. (2010)
Rublo (RUB)
GMT +2
europeias, 2 pinos
 +7
 112
Julho, agosto, setembro e outubro são os meses mais quentes na cidade russa de São Petersburgo. Nesta época as temperaturas são elevadas face aos restantes meses do ano, mas não ascendem alem dos 22ºC. No inverno as temperaturas são muito baixas, podendo chegar aos 15ºC, caindo neve com frequência.

Dia 1

Hermitage
 10:30 – 13:00

M Admiralteyskaya
Praça Dvortsovaya, 2
adultos: 700 rub. | estudantes: gratuito
terça, quinta, sábado e domingo: 10:30 às 18:00 | quarta e sexta: 10:30 às 21:00

aceda ao site

Comece a viagem a São Petersburgo no Hermitage. Guarde toda a manhã do primeiro dia para um dos maiores e mais prestigiados museus do mundo… E talvez uma única manhã não chegue, se gostar mesmo muito de arte vai ter com que se entreter durante um dia inteiro.

Com vinte e dois quilómetros de extensão, duzentas salas e mais de três milhões de obras, o Hermitage é composto pelo Palácio de Inverno, o primeiro edifício a ser construído para ser residência oficial dos czares russos e onde fica actualmente a entrada principal do museu.

O Pequeno Hermitage, onde Catarina II colocou as primeiras obras de arte que adquiriu, nomeadamente o Relógio Pavão e as pinturas da Europa Ocidental e arte decorativa. Este era o espaço mais íntimo da rainha, onde recebia os seus amigos.

O Grande (ou velho) Hermitage foi construído depois do Pequeno Hermitage e aqui está a Coleção de Arte Renascentista.

O Teatro Hermitage, também construído por Catarina II, mantém as funções de teatro e só pode ser visitado quando há espetáculos.

A coleção do museu inclui esculturas, pinturas, desenhos, pratas, porcelanas e obras de Leonardo da Vinci, Matisse, Rembrandt, Van Gogh, Picasso, Miguel Ângelo e muitos outros.

Vai viajar entre Moscovo e São Petersburgo? Saiba a melhor forma de o fazer:

cropped-W_MINIATURA.pngComo viajar no comboio noturno russo entre Moscovo e São Petersburgo

Sadko
 13:30 – 14:30

M Admiralteyskaya
 Ulitsa Glinki, 2
a partir de 590 rub.
todos os dias: 12:00 às 0:00

aceda ao site

A minha sugestão para almoço é o Sadko que fica a trinta minutos a pé do Hermitage. Com todos os passos que já deu dentro do museu, presumo que prefira ir de transportes públicos, é a melhor opção.

É um espaço bastante acolhedor e muito frequentado por russos. Normalmente está cheio, por isso o melhor é reservar mesa antes de ir.

Quando tiver a carta na mão, escolha o tradicional Strogonoff que é feito à base de carne de vaca servida com molho de creme de leite. Este prato é muito popular, mesmo fora da Rússia, no entanto a história da sua origem não é consensual. A teoria mais apoiada diz que este prato foi criado no século XIX por um cozinheiro francês que trabalhava na casa da família real, precisamente em São Petersburgo.

publicidade

O Borsh é a estrela da companhia, mas a gastronomia russa tem muito mais para oferecer:

cropped-W_MINIATURA.pngEstes são os pratos que tem (mesmo) que provar quando fôr à Rússia

Rua Nevsky Prospect
 14:40 – 15:15

M Mayakovskaya
Nevsky Prospect

Nevsky Prospect é a principal avenida, a mais popular, tendo sido idealizada pelo Czar Pedro, o Grande que teve sempre a grande ambição de transformar São Petersburgo no centro da Rússia. É a ele que se devem grande parte das infraestruturas desta cidade.

Esta avenida têm início na Praça do Palácio, entre o Cais do Almirantado e o Hermitage e termina no Mosteiro de Alexander Nevsky. Aqui vai encontrar as mais prestigiadas lojas, restaurantes, bares e lojas de souvenirs

Já está a pensar nos presentes que vai ter que trazer aos seus amigos e familiares? Veja as nossas dicas:

cropped-W_MINIATURA.pngEstes são os recuerdos ideais para trazer da Rússia aos seus amigos e familiares

Catedral Sangue Derramado
 15:30 – 16:30

M Nevsky Prospect
Griboyedov Channel Embankment, 2
adultos: 250 rub. | jovens: 50 rub.
quinta a terça: 10:30 às 18:00 

aceda ao site

Ainda na rua Nevsky Prospekt, a menos de quinze minutos do Hermitage, vai encontrar a Catedral do Sangue Derramado que foi construída em 1883 em homenagem ao czar Alexandre II. Alexandre II foi aqui assassinado o que justifica o nome da catedral.

É uma igreja ortodoxa onde não existem esculturas. As paredes são decoradas com pequenas pedras, mosaicos e pinturas que a tornam numa autêntica obra de arte.

O nível de detalhe da catedral é tão grande que as cúpulas foram construídas com 81 e 64 metros de altura para que simbolizassem o ano do atentado que pôs fim à vida do Czar Alexandre II (1881) e a idade que tinha quando morreu (64 anos).

Mas as curiosidades não se ficam por aqui, a Catedral do Sangue Derramado está cheia delas. Em plena Segunda Guerra Mundial, uma bomba alojou-se na cúpula mais alta sem rebentar e só em 1998, quando houve obras de restauro, é que foi descoberta e desativada.

Antes de viajar registe-se na aplicação Registo do Viajante para que a Embaixada de Portugal o consiga ajudar em caso de algum imprevisto.

Feira de Souvenirs
 16:35 – 17:00

Nevsky Prospect
Griboyedova Kanala, 1
a partir de 100 rub
todos os dias: 10:00 às 18:00

Não pode deixar de comprar uma lembrança nesta viagem e o melhor sítio para o fazer é a Feira de Souvenirs atrás da Catedral de Sangue Derramado à beira rio.

São várias as baraquinhas com Matrioskas, Gorros Ushanka, Ovos Fabergé, pratos e bandejas de metal Zhostovo, lenços Pavloposadskie para escolher. Aproveite porque muitos dos produtos são feitos pelos artesão que estão a vender.

Cruzeiro pelo Rio Neva
 17:05 – 18:30

Nevsky Prospect
Nevsky Prospect
adultos: 900 rub. | crianças: gratuito
segunda a domingo: 11:00 às 21:30

aceda ao site

Para terminar o dia faça um passeio de barco pelo Rio Neva, a zona de embarque é junto à ponte da rua Nevsky Prospect, onde vai encontrar várias companhias que fazem os passeios que demoram mais ou menos uma hora e meia. Os bilhetes são comprados no local. 

No passeio consgue ver São Petersburgo de uma perspetiva diferente, passear pelos canais da Veneza russa e ter uma melhor noção da grandiosidade desta cidade.

Os serviços consulares de Portugal na Rússia funcionam apenas em Moscovo. Para mais informações visite o site oficial.

Tzar
 19:00 – 21:30

Nevsky Prospect
 Sadovaya st., 12
a partir de 490 rub.
segunda a domingo: 11:30 às 0:00

aceda ao site

Para jantar sugiro o restaurante Tzar que serve comida russa e tem um espaço requintado, decorado com quadros dos czares nas paredes, tronos e lustres por toda a sala.

Além dos pratos da escolha do chef não deixe de provar a Sopa Borsch e a sobremesa Layer Honey Cake. No final, se tiver estômago e coragem, beba um Vodka.

publicidade

Dia 2

Fortaleza de Pedro e Paulo
 10:00 – 12:30

Gor’kovskaya
São Petersburgo, Rússia
400 rub.
quinta a terça: 10:00 às 16:00

Comece o dia a visitar a Fortaleza Pedro e Paulo que foi construída por ordem de Pedro, o Grande para defender a cidade das tropas suecas durante a Guerra do Norte que opôs o Império Russo ao Império Sueco. Mais tarde foi usada como prisão política.

Quando passar a ponte em direção à fortaleza vai ver uma pequena praia na qual os russos (e os turistas) relaxam durante o verão. 

No interior pode conhecer a Catedral de São Pedro e São Paulo onde se encontram os túmulos dos Romanov, que conduziram os destinos do império russo entre 1613 e 1762.

A prisão tem a curiosidade de ter sido inaugurada pelo filho de Pedro, acusado de traição pelo próprio pai. Foi aqui torturado até à morte.

No Museu da Exploração Espacial e Tecnologia de Foguetes é possível ver foguetões, motores, uniformes espaciais e informações sobre o espaço. Vai perceber como a Rússia foi uma potência espacial.

 Ponte do Palácio
 12:30 – 13:00

Gor’kovskaya
Bolshaya Neva River

aceda ao site

A quinze minutos da Fortaleza de Pedro e Paulo vai encontrar a Ponte do Palácio sobre o rio Neva que foi construída entre 1912 e 1916 pelos engenheiros A. Pshenitzkiy e R. Meltzer e serve para ligar o Almirantado à Ilha de Vassiliev.

A ponte tem 250 metros de comprimento, 27 metros de largura e foi construída com um mecanismo que permite que se erga para que navios de grande dimensão possam passar.

Entre a uma e as cinco da manhã ela fica levantada. Se quiser ver o processo, aproxime-se dela à uma da manhã ou às cinco da manhã. Resistir ao sono é um pequeno preço a pagar para ver um verdadeiro espetáculo de engenharia.

 Market Place
 13:15 – 14:15

M Nevsky Prospect
Nevsky avenue, 24
Apartir de 280 rub
Segunda a Domingo: 08:00 às 05:30

aceda ao site

Depois de passar a ponte, caminhe durante quinze minutos e chegue ao Marketplace. Aqui tem uma grande variedade de produtos e o espaço é bastante acolhedor. Só tem que recolher o tabuleiro e escolher o que quer comer, como numa cantina.


Catedral de Santo Isaac
 14:30 – 16:00

M Admiralteyskaya
Sant Issac Square, 4
adultos: 250 rub. | jovens: 50 rub.
quinta a terça: 10:30 às 18:00

aceda ao site

Já com o estômago aconchegado, caminhe durante quinze minutos em direção à Catedral de Santo Isaac, aberta desde 1858.

Está na maior catedral ortodoxa de São Petersburgo, dedicada a Pedro, o Grande, que demorou mais de 40 anos a ser construída.

Durante o cerco da Segunda Guerra Mundial a cúpula dourada foi pintada de cinza para dificultar bombardeios. Serviu ainda como depósito para obras de arte de museus e palácios da cidade e é desde 1931, ela própria, um museu com obras do século XIX.

Cavaleiro de Bronze
 16:00 – 17:00

M Kropotkinskaya
Ulitsa Volkhonka, 15

A estátua do Cavaleiro de Bronze foi encomendada por Catarina II para homenagear Pedro I. O modelo foi feito pelo escultor francês Etienne Maurice Falconet, em 1769.

A fundição da estátua começou em 1775 e foi concluída sete anos depois, em 1782. Depois de concluída ficou com um enorme bloco de granito, medindo catorze metros de comprimento, seis de largura e cinco de altura.

Catedral de Nossa Senhora de Kazan
 17:00 – 18:00

M Nevsky Prospect
Kazan Square, 2
gratuito
segunda a domingo: 10:00 às 18:00

aceda ao site

Quase a terminar o dia não deixe de visitar a Catedral de Nossa Senhora de Kazan, inspirada na Basílica de São Pedro em Roma.

Já foi um memorial militar que homenageava a vitória russa após as Guerras Napoleónicas, mas hoje é um museu das religiões que pode ser visitado pelos russos e turistas.

A Rússia é um país particularmente barato, saiba quanto custam as coisas:

cropped-W_MINIATURA.pngA Rússia é um país caro? Quanto custam as coisas em Moscovo e São Petersburgo

Casa Singer
 16:05 – 16:30

M Admiralteyskaya
Nevsky avenue, 28
a partir de 385 Rub.
segunda a domingo: 09:00 às 23:00

aceda ao site

A sugestão para o Jantar é o Café da Casa Singer no cruzamento da Avenida Nevsky Prospect e do canal Griboiedov. O restaurante fica no segundo andar da livraria e vale muito a pena visitá-lo.

Antes de ser uma livraria, o edifício foi construído para ser a sede da administração da marca Singer, conhecida pelas máquinas de costura. O edifício têm seis andares e foi projetado pelo arquiteto Pavel Suzor ao estilo Art Nouveau.

Aproveite a visita para comprar um livro sobre São Petersburgo ou um clássico da literatura russa.

Para viajar para a Rússia vai precisar de um visto e há mais do que um forma de o obter. Saiba tudo:

cropped-W_MINIATURA.pngTudo o que precisa de saber para pedir um visto para a Rússia (poupando €30)

Dia 3

Estação de Metro Avtovo
 09:30 – 09:40

M Avtovo
Avtovo
55 rub.
todos os dias: 06:30 às 01:00

O terceiro dia começa na estação de Metro Avtovo, uma das mais bonitas da cidade e que o vai levar ao percurso deste último dia, o Peterhof.

Os bilhetes de metro são em formato de moeda e não cartões como estamos habituados. Para passar nos torniquetes vai ter que deixar cair a moeda na ranhura para abrir. Não se preocupe que para sair não há controlo.

cropped-W_MINIATURA.pngSaiba como chegar ao Peterof (Brevemente)

Peterhof Palace
 10:30 – 18:30

Avtovo
  Razvodnaya Ulitsa, 2
900 rub.
segunda a domingo: 09:00 às 19:00

aceda ao site

O Peterhof fica a uma distância de cinquenta quilómetros (mais ou menos uma hora de carro) do centro de São petersburgo. Para lá chegar a melhor opção é apanhar um marshrutkas à saída da estação de metro de Avtovo. Os autocarros estão devidamente identificados dizendo “Петергóф” ou mesmo Peterhof. Sabe que chegou quando vir um grande muro amarelo com gradeamento verde.

Depois de atravessar o jardim vai encontrar as bilheteiras onde pode escolher visitar apenas o Jardim ou o Jardim e o Palácio.

Reserve o dia inteiro para visitar o palácio onde se erguem majestosas estátuas douradas ao longo de um canal que segue até ao Golfo da Finlândia, numa das extremidades do parque.

O Palácio foi construído entre 1714 e 1721 sob as ordens de Pedro, o Grande, com influências da arquitectura de Versalhes. Para o conseguir erguer contratou mais de cinco mil trabalhadores e o objetivo era que fizesse sombra ao mítico palácio parisiense.

Como viajar até São Petersburgo?

Lufthansa
a partir de €234 (ida e volta)
Reservar no Lufthansa.com

Não há voos diretos a partir de aeroportos portugueses com destino a São Petersburgo, por isso vai ter que optar por um serviço com escalas. Se optar pela Lufthansa consegue rotas com uma escala em Munique ou Frankfurt.

KLM
a partir de €300 (ida e volta)
Reservar no KLM.com

A KLM oferece voos diários entre Lisboa e São Petersburgo via Amsterdão.

Onde dormir em São Petersburgo?

 Trezzini Palace Boutique Hotel  .
M Vasileostrovskaya
 University emb, 21
a partir de €249/pessoa (noite)
9,4 (Soberbo no Booking.com)
Reservar no Booking.com

 Allegro Hotel Ligovsky Prospekt  M Vladimirskaya
 Ligovsky Prospekt 65
a partir de €63/pessoa (noite)
8,6 (Fabuloso no Booking.com)
Reservar no Booking.com

 Offenbacher Hotel .
M Chernyshevskaya
 Ulitsa Vosstaniya 35
a partir de €48/pessoa (noite)
9,4 (soberbo no Booking.com)
Reservar no Booking.com

Se viajar para São Petersburgo durante três dias gasta cerca de €500 por pessoa

Encontrou algum erro ou informação desatualizada? Sugira uma correção à autora: claudiapaiva@w360.pt