Viajar de avião é cada vez mais seguro e para prova-lo foram apresentados dados que comprovam que 2017 foi o ano mais seguro da aviação de sempre. No ano passado não houve acidentes graves a reportar com as principais companhias aéreas de transporte de passageiros e a tendência é para melhorar.
Se acreditarmos que tudo tem um lado positivo podemos olhar para os graves acidentes que marcaram a história da aviação como aprendizagens para o futuro. Na aviação quando alguém morre não morre em vão e é raro um acidente não ser escrutinado à exaustão, com mecanismos independentes que ajudam a tomar medidas para prevenir eventos graves futuros.
Mas se a aviação é segura na sua generalidade, há particularidades que fazem algumas companhias aéreas serem mais seguras que outras. O registo de acidentes graves é uma dessas particularidades e o The Telegraph alinhou algumas das companhias aéreas que nunca – ou quase nunca – foram responsáveis por mortes.
Para elaborar este ranking o jornal britânico teve em conta a era do avião a jato e começou a contabilizar os acidentes a partir da década de 50. Este foi o resultado:
Qantas
fundada em 1921
A Qantas é uma das mais antigas companhias aéreas do mundo e os seus 5 acidentes fatais ocorreram todos antes de 1951. Quatro durante a Segunda Guerra Mundial.
Hawaiian Airlines
fundada em 1929
De acordo com o Telegraph esta será a mais segura companhia aérea do mundo, nunca tendo perdido a vida de nenhum dos seus passageiros, mesmo antes da era dos jatos. É também uma das mais antigas e apenas teve dois incidentes graves, em 1993 e 2003. Em nenhum dos casos houve vítimas a registar.
Easyjet
fundada em 1995
De facto a Easyjet é uma empresa jovem, mas isso não é impedimento para ser destacada como uma das mais seguras, uma vez que não há sequer registos de incidentes graves com nenhum dos seus aviões.
Ryanair
fundada em 1985
Já de certeza ouviu muitas histórias relacionadas com más práticas da companhia de baixo custo irlandesa. A realidade? A realidade é que a Ryanair tem provado ao longo da sua história que lowcost não é sinónimo de falta de segurança. Para se encontrar um incidente na sua história é preciso recuar a 2008 quando um dos seus aparelhos embateu contra um bando, causando ferimentos ligeiros a alguns passageiros e tripulantes.
Virgin Atlantic, Australia e América
fundadas em 1984, 2000 e 2007
A Virgin é uma marca que espelha segurança. E se na Atlantic as coisas corriam bem, porque não estender a tática com a criação de sucursais? Foi assim que se fez e é assim que conseguem ter a Virgin Atlantic e a Virgin Australia no top 10 das companhias mais seguras do mundo. Assim como? Não tendo acidentes graves a registar!
Emirates
fundada em 1985
A companhia aérea do Dubai teve apenas um acidente com um vítima mortal, quando um Boeing 777 pegou fogo depois de uma aterragem abortada. No momento do incêndio a aeronave já estava evacuada e a vítima foi um bombeiro que se encontrava no solo.
Ethiad
fundada em 2003
De acordo com o Telegraph a Ethiad conta apenas com um incidente na sua história, no entanto não houve mortes a registar. A ocorrência teve lugar no aeroporto de Toulouse, quando a aeronave estava em testes e embateu contra um grande muro de cimento.
Qatar Airways
fundada em 2004
Mais uma companhia do Médio Oriente com um registo impecável. Apenas dois registos de incêndios, mas com as aeronaves em solo e sem passageiros.
A Plane Crash Info tem a lista das 43 companhias aéreas que nunca tiveram um acidente grave:
- Air Berlin
- Air Europa
- AirTran Airways
- Allegiant Airways
- Cape Air
- Chautauqua Airlines
- CommutAir
- DragonAir
- Easyjet
- Emirates
- Era Alaska
- Expressjet Airlines
- Frontier Airlines
- GoJet Airlines
- Hainan Group
- Hawaiian Airlines
- Horizon Air
- Jazz air
- Jet airways
- JetBlue
- Jetstar
- Lion Airlines
- Mesa Airlines
- Olympic Airways
- Oman Airways
- Pinnacle Airlines
- Qatar Airways
- Republic Airlines
- Ryanair
- Shenzhen Airlines
- Shuttle America
- Southwest Airlines
- Spirit Airlines
- Swiss
- Trans State Airlines
- Transaero Airlines
- Ukraine International Airlines
- Vietnam Airlines
- Virgin Atlantic
- Virgin America
- Virgin Australia
- Vueling
- Westjet
A TAP não entra neste ranking. Embora a companhia de bandeira portuguesa tenha um registo invejável, há um acidente na sua história incontornável. Aconteceu em 1977 e tirou a vida a 131 dos 164 passageiros que seguiam a bordo do Boeing 727 que se despenhou na aproximação à pista do aeroporto da Madeira.
Recentemente a RTP lembrou este acontecimento trágico da aviação portuguesa numa reportagem que pode ser vista aqui:
Estas são as dez rotas mais longas do mundo: