Vídeo mostra como é intenso, mas organizado, o tráfego aéreo de Londres

Uma animação divulgada pela autoridade de gestão de tráfego aéreo de Londres, a NATS, mostra como se gere o tráfego dos cinco aeroportos da cidade

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Londres tem um dos mais movimentados aeroportos de todo o mundo e que, muito em breve, se pode transformar no maior de todos. Heatrhow movimenta anualmente cerca de 76 milhões de passageiros, não havendo mais nenhuma estrutura aeroportuária na Europa que o consiga superar.

Tratar da gestão de tantos aviões a aterrar e a descolar será certamente um trabalho minucioso que requer muita atenção e profissionalismo. Mas Londres não é só Heatrhow, a capital britânica tem ao seu redor um total de cinco aeroportos, sendo um dos espaços aéreos mais intensos de todo o mundo.

O tráfego aéreo a sobrevoar a capital inglesa não para de aumentar. De acordo com a NATS, entidade gestora, só nos últimos quatro anos a subida registada foi de 30% e no Verão de 2018 foram batidos todos os recordes. Só em junho, julho e agosto 736.800 aviões entraram no espaço aéreo britânico, o que representa uma grande pressão sobre todas as estruturas de navegação aeronáutica.

O crescimento exponencial deveu-se, em grande parte, ao aumento de companhias low cost a usarem os aeroportos de Luton e Stansted, o que causou uma sobrelotação daquelas estruturas secundárias, refere a mesma fonte.

“Foi um verão incrivelmente movimentado e as nossas equipas fizeram um trabalho fantástico e sempre com máxima segurança, tendo em conta os níveis de tráfego aéreo sem precedentes “, disse a diretora de operações de NATS, Juliet Kennedy, ao The Telegraph.

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Para mostrar como se organiza o tráfego aéreo de uma das cidades mais congestionadas, a NATS criou uma animação onde é possível ver como é preciso destreza e muita organização para que tudo corra bem. No vídeo é possível ver as aproximações, aterragens e descolagens de mais de cinco mil aviões no dia 7 de agosto de 2018, um dos que teve mais aviões em cima de Londres.

As diferentes cores deixam perceber como todos os cinco aeroportos têm que estar bem coordenados para que os aviões ocupem espaços distintos de espera nos céus da cidade do Big Ben.

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