A auto-estrada de Le Pen

Newsletter Nº30 – 12 de fevereiro de 2017

PUB

Diogo Pereirapor Diogo Pereira
diogopereira@w360.pt

nº 031


subscrever_NL-VERLONG

Bom dia, seja bem vindo a mais uma Newsletter do W360.PT!

A direita francesa parece estar a fazer na perfeição uma auto-estrada para que Marine Le Pen consiga conduzir a sua campanha eleitoral até ao Eliseu. François Fillon está a cair a pique nas sondagens depois de se descobrir que andou a distribuir empregos pela mulher e filhos. Já pediu desculpa, mas talvez não seja suficiente. Por outro lado, o antigo presidente, Nicolás Sarkosy, viu-se esta semana a braços com uma acusação de financiamento ilegal.

Mas nem tudo são más notícias. De acordo com uma sondagem do Opinionway a fascista Marine Le Pen deverá perder a segunda volta das presidenciais francesas que, de acordo com o mesmo estudo, serão ganhas por Emmanuel Macron. A diferença de votos deverá rondar os 30%.

Merkel pode perder as eleições, diz sondagem Continuando a falar de sondagens, e porque este é um ano e eleições importantes para a União Europeia, falemos agora da Alemanha. A atual chanceler está em desvantagem: “Esta é a campanha eleitoral mais difícil que já enfrentei, em parte por causa da situação internacional”. Foi desta forma que Merkel reagiu à sondagem do Bild que a coloca em segundo lugar nas intenções de voto para a eleição deste ano. Com uma distância de 1% é Schulz que surge em primeiro lugar.

7% dos padres católicos australianos foram acusados de pedofilia Um estudo revelado na segunda-feira traz à luz do dia dados chocantes: pelo menos 7% dos padres católicos terão sido acusados de abusos sexuais de menores entre 1950 e 2015. Os dados são particularmente relevantes quando na análise colocamos apenas uma congregação. Dentro dos Irmãos de S. João de Deus terão sido 40% (quarenta por cento!) os padres acusados.

97 empresas americanas processam Trump “Os imigrantes fizeram algumas das maiores descobertas da nação e criaram muitas das mais icónicas e inovadoras empresas”, lê-se no texto apresentado por mais de 97 empresas americanas que decidiram processar Trump com base na medida anti-imigração. Entres as empresas estão a Microsoft, Amazon ou Apple.

China lança míssil capaz de atingir bases americanas na Ásia Numa posição de força e numa altura em que as relações entre o gigante asiático e o gigante americano parecem estar em rota de colisão, o ministério da defesa chinês publicou um vídeo onde mostra um novo míssil de longo alcance, capaz de alcançar as bases militares americanas no Japão. De acordo com a imprensa internacional, este míssil é tão preciso que, com um alcance de milhares de quilómetros, tem uma margem de erro de apenas alguns metros.

Líder da oposição russa volta a ser condenado e não pode concorrer às eleições Alexei Lavalni é líder da oposição russa e destacou-se quando denunciou uma série de crimes de corrupção praticados por altas figuras do Kremlin. Nesta semana foi condenado por, alegadamente, ter desviado matérias-primas que lesaram o estado. Conclusão? Não pode concorrer contra Putin nas presidenciais de 2018.

ROSTO

Isabel II
A monarca britânica está de parabéns. Na passada segunda-feira completou o jubileu de safira. Está há 65 anos no trono. É a monarca com mais tempo no trono do Reino Unido, onde chegou a 6 de fevereiro de 1952 quando o pai morreu vítima de cancro.

NÚMEROS

1.500

Número de migrantes resgatados do mediterrâneo quando tentavam chegar à costa italiana. Este valor diz respeito aos dois dias do passado fim-de-semana e eleva para 8.500 o número de requerentes de asilo que chegaram a Itália via Mediterrâneo.

13.000

Número de pessoas que terão sido mortas por forças ordenadas pelas mais altas chefias sírias de acordo com um relatório apresentado esta semana pela Amnistia Internacional

“Foi em erro, estou profundamente arrependido e quero apresentar as minhas desculpas aos franceses

François Fillon admitindo o erro de dar emprego à mulher e aos filhos.

“Esta é a campanha eleitoral mais difícil que já enfrentei, em parte por causa da situação internacional”

Angela Merkel, sobre as sondagens que indicam que a atual chanceler não vai ganhar as eleições alemãs deste ano.

“Nós estamos gratos ao Sr. recém-chegado, obviamente, uma vez que ele mostrou o verdadeiro rosto dos Estados Unidos e provou o que o Irão tem dito ao longo de 38 anos sobre a corrupção moral, política, económica, social e moral do Governo dos Estados Unidos”

ayatollah Ali Khamenei, líder do Irão

 “A Roménia precisa de um Governo transparente, que governe com previsibilidade à luz do dia, não de forma rasteira à noite”

Klaus Iohannis, presidente romeno

Reafirmo que é com especial preocupação que acompanhamos a situação na Venezuela. Já oferecemos ajuda humanitária, em particular inclusive pela doação de medicamentos. Infelizmente a oferta não foi aceite

Michel Temer, presidente do Brasil numa carta enviada ao presidente venezuelano

Encontrou algum erro ou informação desatualizada? Sugira uma correção ao autor: diogopereira@w360.pt