O terror voltou à Europa

nº 001 | 20/03 a 26/03 | 2016

PUB

[one_fourth]

Diogo Pereirapor Diogo Pereira
diogopereira@w360.pt
[wp-svg-icons icon=”twitter” wrap=”i”]

nº 001 | 20/03 a 26/03 | 2016


i-2016-03-23-ef2d12

No dia seguinte aos atentados de Bruxelas (23 de março) o jornal I faz manchete com o belga mais famoso do mundo. Tintim e seu cão Milu choram a morte das 34 vítimas do terrorismo.

[/one_fourth] [one_half]

O terror voltou a visitar a Europa, ou talvez nem sequer tenha saído. Embora existissem indícios fortes de que a Bélgica pudesse ser atacada pelos fundamentalistas islâmicos, um atentado destas dimensões, no centro nevrálgico da Europa, é sempre uma tragédia.


Subscreva a Newsletter semanal do W360.PT para a receber no seu email. Clique aqui!

 


Coração da Europa sofre, mais uma vez, com o terrorismo

De todos os atentados que já aconteceram na Europa, o do passado dia 22 em Bruxelas talvez tenha sido o mais temido, durante mais tempo. As autoridades europeias já sabiam que a “capital da Europa” era um alvo dos terroristas. Foi aqui que Abdeslam foi capturado e será nesta cidade que existe o maior “viveiro” de jihadistas no velho continente.

Terça feira,

Obama pisa Cuba e pisa o risco

O Presidente dos Estados Unidos da América voltou a fazer história ao pisar o solo cubano pela primeira vez ao fim de 88 anos. A estratégia para voltar a ligar estes países desavindos havia começado no final de 2014 quando o presidente norte americano anunciou que as relações diplomáticas seriam repostas com a reabertura da embaixada dos EUA em Havana.

Há ainda problemas por resolver e Raúl Castro deixou claro que as relações com os norte americanos não são perfeitas sobretudo por causa do embargo aos produtos cubanos que se mantém desde 1960 e só pode ser levantado pelo Congresso que se opõem a este reatar de relações.

Antes de deixar a ilha Barack Obama reuniu-se, na embaixada americana, com dissidentes do regime Castrista. O presidente americano ouviu os seus apelos num encontro que nem o Papa Francisco nem o presidente francês François Hollande arriscaram, ou quiserem, promover.

Antes da semana acabar, outros americanos de renome internacional estiveram em Cuba. Os Rolling Stones deram um concerto inédito em Havana.

Mais um atentado na Turquia

A Turquia tem sido um dos países mais afetados por ataques terroristas. No passado sábado, dia 19, houve mais um em Istambul, que fez quatro mortos e 36 feridos. Tayyip Erdogan já veio afirmar que “está a lutar contra as organizações terroristas e contra as forças por trás delas”. Por outro lado o partido da oposição, Partido Republicano do Povo, aponta o dedo ao regime por seguir um “política aventureira”, “contraditória” e “utópica” para o Médio Oriente. Há ainda quem critique Erdogan por prestar mais atenção ao combate dos curdos do que dos terroristas do Estado Islâmico.

Karadzic condenado a 40 anos de prisão por crimes de guerra

Radovan Karadzic foi considerado culpado pela morte de mais de 7 mil sérvios muçulmanos na guerra da Bósnia, numa decisão inédita do Tribunal Penal Internacional da Antiga Jugoslávia. Para além deste que é o crime mais significativo, o ex-líder sérvio viu serem-lhe imputados mais cinco crimes contra a humanidade e quatro de guerra. No total foi considerado culpado por 10 dos 11 crimes de que era acusado o que lhe valeu uma pena de 40 anos de prisão.

Antes de conhecer a decisão do tribunal criado pela ONU, Karadzic, de 70 anos, mostrou-se confiante e com esperança de ser absolvido uma vez que sempre tinha tido “um combate permanente pela paz”.

Abdeslam quer ser extraditado para França

Depois de se ter mostrado avesso à ideia de ser extraditado para França, para lá ser julgado, Salah Abdeslam mudou de ideias. O suporto cérebro dos atentados de 13 de novembro em Paris quer ser julgado no país onde alegadamente cometeu os ataques. A informação é avançada pelo advogado que aceitou defende-lo e que conseguiu, uma vez mais, adiar a primeira presença de Abdeslam em tribunal. Sven Mary quer ter mais tempo para analisar o processo. A audiência já havia sido adiada uma vez, tendo agora como data prevista o dia 7 de abril.

Missão militar da União Europeia no Mali atacado por homens armados

Foram quatro os homens que tentaram entrar no edifício que alberga a missão militar da União Europeia em Bamako, capital do Mali. No entanto, e de acordo com informações cedidas pelo porta-voz do Estado-Maior General das Forças Armadas, o tenente coronel Hélder Perdigão, não houve feridos entre os elementos daquela missão militar.

De acordo com uma testemunha citada pela Reuters “os atacantes tentaram forçar a entrada e os guardas que estavam à frente do portão abriram fogo. Um atacante foi morto. Os disparos continuaram por alguns minutos.”

Clinton e Trump sobem mais degraus na escadaria de acesso à Casa Branca

As votações para as eleições primárias no estado do Arizona deram mais uma injeção a Donald Trump que o coloca cada vez mais à frente e já são poucos os que ariscam dizer que o magnata do imobiliário não ganhará a nomeação republicana. Trump tropeçou, no entanto, no estado do Utah que atribui a totalidade dos delegados ao vencedor e esse vencedor foi Ted Cruz que fez valer a sua posição ultra conservadora neste que é o estado pátria do mormonismo.

Mas se Ted Cruz beneficia da atribuição da totalidade dos delegados a quem ganha estados no partido Republicano, Bernie Sanders não tem a mesma sorte do lado dos democratas. Em nenhum estado o Partido Democrata atribui a totalidade dos delegados ao vencedor, sendo repartidos de acordo com a percentagem de votação. Ou seja, embora tenha perdido nestes estados, Hillary Clinton conseguiu continuar a acumular delegados, e ainda ganhou a eleição do estado do Arizona.

Obama em Hiroxima?

Depois da histórica visita a Havana, Barack Obama parece manter fixo o objetivo de marcar o fim do seu segundo mandato com acontecimentos inéditos. Desta vez, a Casa Branca fez saber, citada pela AFP, que o presidente americano pondera visitar a área devastada pelas bombas atómicas americanas durante a segunda guerra mundial quando estiver no Japão a propósito da reunião do G7, no final de maio.

Esta ainda não é uma decisão definitiva, mas o porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, já fez saber que “O Governo sempre pediu aos líderes mundiais para visitarem Hiroxima e Nagasáqui, de forma a constarem por si próprios a realidade dos bombardeamentos atómicos. Acreditamos que estas visitas são importantes para encorajar iniciativas para um mundo livre de armas atómicas”.

Obama foi à Argentina e mostra que está a apostar tudo nas relações externas dos EUA

Em determinada altura do seu percurso como presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama foi amplamente criticado pelo afastamento da política internacional. O seu grande forte era a política interna, nomeadamente com a insistência na lei anti-armas ou o famoso Obama Care. Mas o final do segundo mandato parece estar a ficar marcado pela atuação no espaço internacional. De destacar a pacificação das relações externas dos EUA com Cuba, por exemplo, ou o histórico acordo nuclear com o Irão.

Logo depois da visita a Havana, Obama foi até à Argentina elogiar o novo presidente daquele país. “Estou impressionado porque ele tem agido com muita rapidez para executar muitas das reformas que prometeu, para criar um crescimento económico mais sustentável e inclusivo, para voltar a ligar a Argentina à economia global e à comunidade internacional”, disse Obama sobre o seu homólogo, Mauricio Macri.

Macri retribuiu o elogio e afirmou que esta visita de Obama marca um novo período, “maduro”, das relações destes dois países. O novo presidente Argentino tem-se distanciado das políticas dos partidos de esquerda da antiga presidente Cristina Kirchner, querendo estreitar relações com os países do “mundo ocidental”.

Mais uma aliança partida no governo de Cameron. E desta vez não foi por causa da UE

Iain Duncan Smith demitiu-se com estrondo do governo conservador de David Cameron. Em causa está a discórdia face ao orçamento apresentado pelo chanceler do tesou, George Osborne, que corta as regalias concedidas às pessoas com deficiência, ao mesmo tempo que reduz os impostos aos mais ricos.

Numa entrevista televisiva, Smith veio colocar mais achas na fogueira ao afirmar que este é um orçamento “profundamente injusto”.

Novos ventos em Cabo Verde

“Nha Partido é Cabo Verde” foi o mote do Movimento para a Democracia (MpD) e do seu líder Ulisses Correia e Silva para vencer as eleições legislativas naquele país africano. Com este resultado chegou ao fim o período de mais de 15 anos de governação do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

A Ilha do Fogo foi o grande destaque destas eleições, uma vez que reverteu aquela que era a sua votação habitual, no PAICV. O MpD ganhou estas eleições com maioria absoluta.

Sarkozy vai ser julgado por corrupção

O antigo presidente francês, viu serem validadas as escutas que existiam no processo em que estão a ser investigadas alegadas ajudas financeiras de Muammar Kadhafi à sua campanha presidencial de 2007. Desta forma Nicolas Sarkozy vai ser julgado e podem estar em causa as suas ambições presidenciais para 2017.

Justiça americana pode não precisar da Apple para desbloquear Iphone

Parece estar a terminar o diferendo entre a administração norte americana e a Apple sobre a obrigatoriedade de a gigante tecnológica criar um software que permitisse à justiça dos Estados Unidos aceder ao conteúdo do Iphone de um dos suspeitos do atentado de dezembro em San Bernardino, na Califórnia.

A juíza federal Sheri Pym aceitou o pedido da administração norte americana para adiar o julgamento da Apple por considerar que alguém externo à empresa de Tim Cook pode conseguir aceder ao telemóvel bloqueado.

Imperdível

[wp-svg-icons icon=”link” wrap=”i”] As crianças ricas negras têm mais probabilidade de ir para a prisão do que as crianças ricas brancas. Se é um facto que há diferenças entre negros e brancos nos Estados Unidos, também é verdade que os mais desfavorecidos têm taxas mais altas de prisão, mas se misturarmos tudo isto a conclusão pode não ser assim tão óbvia como conta The Washington Post.

[wp-svg-icons icon=”link” wrap=”i”] Ziauddin Sardar é britânico e reformista muçulmano. Autor de mais de 40 livros e programas para a BBC e a rádio Channel 4, aponta o dedo à Arábia Saudita que culpa de ser a autora de todos os grupos extremistas islâmicos, numa entrevista que concedeu ao jornal Público a quando da sua passagem pela Fundação Champalimaud.

[wp-svg-icons icon=”link” wrap=”i”] The Guardian conta como o turismo na ilha de Lesbos, na Grécia, está a ser afetado pela chegada dos refugiados. No entanto, embora se veja prejudicada, a população tem prestado auxilio às pessoas que vão chegando.

[/one_half] [one_fourth_last]

ROSTO

obama lista red
Barack Obama aposta o final do seu mandato como presidente dos EUA nas relações externas e na política internacional. Depois de uma visita histórica a Cuba, foi à Argentina e já deixou saber que quer visitar Hiroxima em maio.

FRASE

“Vamos começar um ciclo de novas soluções para o país. Todos fizeram a democracia funcionar e a vida é mais do que eleições.”

Ulisses Correia e Silva depois de vencer as eleições legislativas de Cabo Verde, no discurso de vitória.

NÚMEROS

2.555

Número estimado de pessoas presas em Cuba por motivos políticos, apenas nos primeiros dois meses do ano, de acordo com a Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional. A única entidade que faz este tipo de estimativas em Cuba.

19.000

Estima-se que cerca de 19.000 doentes mentais vivam acorrentados durante dias, semanas, meses ou mesmo anos a fio na Indonésia de acordo com um relatório da Human Rights Watch.

4.108

Número de membros do Estado Islâmico que morreram na Síria, vítimas de bombardeamentos da coligação internacional liderada pelos EUA. De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos a maioria dos jihadistas não tem nacionalidade síria e entre os mortos estarão 380 civis. Estes ataques às bases do Estado Islâmico começaram a 23 de setembro de 2014.

[/one_fourth_last]
Encontrou algum erro ou informação desatualizada? Sugira uma correção ao autor: diogopereira@w360.pt
Artigos Sugeridos