Notícias do DiaQuarta, 24 de agosto

Quarta, 24 de agosto

PUB

 

Diogo Pereiratexto e vídeo Diogo Pereira
diogopereira@w360.pt

Turquia pede extradição de Gülen Agora é oficial: a Turquia decidiu avançar com um pedido formal de extradição de Fethullah Gülen. A confirmação foi feita por Mark Toner, porta-voz da Casa Branca que não quis adiantar os motivos evocados para o pedido, mas garantiu que não estão relacionados com o golpe de estado de que o clérigo turco é acusado de ser autor.

Merkel quer acordos com países do Norte de África À semelhança do que acontece com a Turquia, Angela Merkel veio sugerir que a União Europeia celebre acordos com outros países do norte de África para acolhimento de refugiados. A chanceler adianta vantagens para os refugiados que, com estes acordos ficam mais próximos dos seus países e integram-se mais rapidamente uma vez que partilham costumes e, mais importante, a língua.

Alemanha pondera reintrodução do serviço militar obrigatório No mesmo documento em que o estado alemão pede às populações para armazenarem água e alimentos para usarem num possível cenário de catástrofe, também está inscrita a intenção de reintroduzir o serviço militar obrigatório que foi abolido há seis anos. De acordo com os jornais alemães, este alteração estratégica será uma das maiores desde o fim da guerra fria.

Forças Turcas invadem a Síria Um batalhão de doze veículos turcos entrou hoje na Síria pela fronteira norte que liga a Turquia à Síria. O objetivo das forças de Erdogan é evitar que as tropas curdas que estabeleçam naquela fronteira. Os bombardeamentos do início desta semana e esta nova tomada de posição têm por objetivo evitar que os curdos estabeleçam um novo estado, que vêm a reivindicar há décadas.

subscrever_NL-VERLONG


Encontrou algum erro ou informação desatualizada? Sugira uma correção ao autor: diogopereira@w360.pt
Artigos Sugeridos

Sou licenciado em Jornalismo e estou a fazer o mestrado em Relações Internacionais. Quero aprender como gira o globo. Como se fazem e desfazem alianças. Como é que os líderes aprendem com a história. diogopereira@w360.pt