10 lugares que um português não pode perder na República Dominicana

A República Dominicana é um dos destinos favoritos dos portugueses para as férias de verão. A pensar neles, selecionamos 10 lugares imperdíveis na ilha das Caraíbas.

Las Terrenas República Dominicana
PUB

Com o verão aí e de malas feitas para o destino favorito dos portugueses nas Caraíbas, é preciso saber que atrações tem a República Dominicana para oferecer. Sim, as praias são o ponto forte, mas nem só de praia se faz a ilha caribenha. Há restaurantes com a melhores gastronomia do Caribe, boa música e dança, atividades radicais e espaços para fazer as melhores compras do ano. Selecionamos dez lugares que não pode perder.

Salto del Limón

A caminhada até ao Salto del Limón é uma verdadeira imersão pela natureza mais profunda desta ilha caribenha. O caminho com mais de dois quilómetros pode ser feito a pé ou a cavalo, mas o mais importante é o contacto com espécies locais como a palmeira real ou os abacaxis. A música é dada por pássaros como a Cigua Palmera, o pássaro nacional da República Dominicana, o Pica Pau das Antilhas e o Barrancoli de bico-largo.

À chegada vai ter à espera uma cascata com mais de 40 metros de altura que caem bem do topo da Serra de Samaná. Com o tempo convidativo não perca um mergulho na piscina natural de água verde-esmeralda.

Las Terrenas

Las Terrenas é uma das maiores cidades de Samaná e une o melhor de dois mundos, as praias paradisíacas da República Dominicana e um ambiente verdadeiramente cosmopolita. Aqui há vários hotéis de renome internacional, bem como bares, cafés e restaurantes que vão agradar a todos os gostos. 

Durante o dia o plano perfeito é uma visita à Praia Bonita e à Praia Cosón. Quando o sol se puser e como é tempo de diversão passe por um dos vários espaços de diversão noturna onde as noites ganham vida com muita dança, ao longo da fileira de bares de Pueblo de Los Pescadores.

PUB

Playa Macao

No extremo norte da região de Punta Cana, a Playa Macao é o lugar ideal para a prática de surf. Com um mar de ondas bem definidas e conhecido pelos seus ventos alísios, não são só os surfistas experientes que têm espaço. Aqui há várias aulas de surf para que regresse das suas férias com muitas histórias para contar.

E como a prática desportiva faz a barriga dar horas, esta é uma das zonas com os melhores restaurantes do país para comer peixe fresco.

Bávaro Adventure Park

A uma curtíssima distância da praia, o Bávaro Adventure Park é ideal para quem procura adrenalina e emoção sem ir muito longe. Entre as possibilidades os visitantes podem fazer slide, paintball, escalada, segway, bungee jumping num trampolim gigante e até simulação de voo e andar de bicicleta num circuito de montanha.

Os mais novos também vão adorar esta atração, porque vão poder estar em contacto com mais de 20 espécies de dinossauros em ambiente natural, no Parque dos Dinossauros.

Playa Bayahibe

Este é mais um daqueles lugares para quem não gosta de grandes enchentes. A Playa Bayahibe é conhecida pelas suas areias brancas, mas a maioria dos turistas prefere dirigir-se para as ilhas próximas, o que faz deste lugar um verdadeiro paraíso.

Bem próximo do mar está a vila propriamente dita para onde rumam os banhistas quando o sol começa a desaparecer, porque é a partir dos bares e restaurantes bem próximos da praia que se consegue ver um dos mais belos pôr-do-sol da República Dominicana.

Casa de Campo

Conhecido como um dos melhores resorts das Caraíbas, o Casa de Campo é um verdadeiro destino turístico dentro do destino turístico República Dominicana. Pela tranquilidade e recato este é um dos espaços mais escolhidos por celebridades de todo o mundo para passarem as suas férias, longe dos grandes aglomerados de pessoas.

Também conhecido pelos seus campos de golfe, é também por aqui que passam alguns dos torneios mais reputados do mundo da modalidade.

Hoyo Azul

Este é mais um recanto escondido na ilha que só vai descobrir depois de caminhar pela exuberante floresta dominicana e depois de atravessar uma ponte suspensa. Coberto por vegetação e localizado no sopé de um penhasco de calcário, o também conhecido como buraco azul tem 14 metros de profundidade e é o local ideal para mergulhos refrescantes em águas de nascente naturais e verdadeiramente transparentes. 

Localizado no Scape Park está povoado por espécies de fauna e flora como um jardim de orquídeas.

Playa Diamante

A Playa Diamante vai ser uma das praias mais inusitadas que vai conhecer na República Dominicana. A areia é branca e as águas são translúcidas como todas as da ilha, mas o grande destaque vai para o rio que flui bem próximo e dá à areia uma textura macia e esponjosa, como se caminhasse sobre nuvens.

É também um local ideal para visitar com toda a família porque as águas são rasas durante vários quilómetros e a água é calma, não deixando que ninguém corra riscos durante as férias.

Laguna Dudú

A cerca de duas horas de carro a leste de Puerto Plata e a uma hora de Playa Grande este é um lugar para se esquecer do tempo enquanto nada ou passeia de caiaque pelas águas transparentes que são o caminho para grutas cercadas por uma floresta exuberante.

Este parque oferece muitas opções de entretenimento ao ar livre aos visitantes, incluindo um café e um restaurante, ideais para relaxar depois de um salto para a água a partir de um slide radical com 10 metros de altura.

Bahía de las Aguilas

Este é um verdadeiro paraíso intocado pelo homem na República Dominicana. Aqui pode estar longe das grandes concentrações de pessoas, num espaço sem hotéis, lojas ou restaurantes.

Com mais de oito quilómetros de praias de água cristalina e protegida como parte do Parque Natural de Jaragua, pode chegar à Bahía de las Aguilas num buggy ou de barco, a partir das margens do Cabo Rojo.