As companhias aéreas e os fabricantes de aviões estão constantemente à procura de novas soluções que ajudem a transportar mais passageiros a preços mais acessíveis e com consumos mais baixos. E se recentemente ficámos a conhecer um protótipo de assentos em que os passageiros de classe económica passariam a voar de pé, a Airbus estabeleceu agora uma parceria que pode ir num sentido diametralmente oposto: mais conforto na classe económica.
Os assentos agora apresentados têm um design mais sofisticado e, à primeira vista, até pode dar a ideia de que pertencem a uma classe superior, mas não, os Move são mesmo para os passageiros que optam por viajar em classe económica.
Aquilo que distingue estes novos assentos, desenhados pela agência de design britânica Layer, não é apenas o aspeto. Construídos com tecidos inteligentes que registam e transmitem informações para o smartphone do passageiro, ajudam-no a ajustar uma série de funções que vão resultar numa viagem mais confortável.
Estes novos elementos que poderão vir a ser aplicados em aviões da Airbus de curtas e médias distâncias e dão ao passageiro a possibilidade de controlar temperatura, pressão e movimento e os seus sensores inteligentes são capazes de perceber as necessidades do viajante, alertando para quando há necessidade de esticar as pernas para melhorar a circulação sanguínea, por exemplo.
Para além de todas estas novidades, os Move têm uma zona para guardar computadores portáteis ou tabletes e, se o passageiro se esquecer deles, a aplicação vai notificá-lo antes de abandonar o avião.
As componentes leves com que são concebidos também são uma vantagem para as companhias aéreas que estão constantemente à procura de reduzir o consumo de combustível das aeronaves.
“A maioria dos novos conceitos de assentos focam-se nas classes executivas dos aviões, mas nós ficamos muito entusiasmados com este desafio da Airbus para encontrar maneiras de melhorar e acrescentar valor à experiência em classe económica, tanto para o passageiro como para a companhia aérea”, disse Benjamin Hubert, fundador da Layer e principal responsável pelo projeto à CNN.