Depois de termos noticiado que o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tinha ganho o prémio de “Aeroporto do Ano”, numa distinção atribuída pelos Air Transat Awards (que em edições anteriores tinham eleito aeroportos como Doha (2014), Aeroporto do Dubai (2015) e ao Aeroporto Changi, Singapura (2012, 2017 e 2018), hoje é dia de darmos uma notícia que segue o caminho oposto. O aeroporto de Lisboa não é apenas um dos piores aeroportos do mundo, é mesmo o pior de todos.
O ranking da Air Help analisou 132 aeroportos e conclui que o maior aeroporto português é péssimo em critérios como a pontualidade, a qualidade dos serviços e as infraestruturas.
Para realizar este ranking, a empresa que ajuda passageiros a conseguirem indemnizações junto das companhias aéreas em caso de atrasos ou cancelamentos, analisou os voos que partem a horas, fez sondagens junto dos passageiros sobre opções alimentares e ainda olhou para o conforto nos aeroportos.
A contribuir para a má classificação do aeroporto de Lisboa estão sem dúvida, os atrasos. Em termos gerais, o Humberto Delgado consegue uma avaliação de 5,77 pontos (numa escala de 0 a 10), sendo que na pontulidade não foi além dos 4,7. Na parcela da qualidade das lojas e serviços a pontuação é substancialmente melhor, 7,3 pontos, ainda assim é inferior ao segundo pior aeroporto do mundo, o Kuwait International Airport, que é classificado com oito pontos nestas duas parcelas.
Se olharmos para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, os números são substancialmente melhores do que os de Lisboa, ainda assim não deixa de fazer parte da liga dos últimos. O segundo maior aeroporto nacional não vai além da 125ª posição, o que faz dele o oitavo pior do mundo com uma pontuação de 6,46 pontos, sendo a pontualidade, tal como em Lisboa, o seu calcanhar de Aquiles com 5,6 pontos e a qualidade dos serviços a não ir além dos 7,9 pontos.
Também as companhias aéreas estiveram debaixo dos olhares da Air Help e também neste capítulo Portugal não brilha. A TAP surge na posição número 61 numa lista que inclui 72 companhias.
À companhia de bandeira portuguesa só tem 6,04 pontos na análise geral, sendo fortemente penalizada pela pontualidade onde só obtém 5,2 pontos. A gestão de reclamações não consegue mais do que 5,3 pontos e a única parcela que ajuda a TAP a não ter uma classificação pior é a qualidade dos serviços onde obteve 7,7 pontos.
Os melhores aeroportos do mundo, de acordo com esta classificação são o Hamad Internacional Airport, em Doha no Qatar, com 8,39 pontos; o Tokyo International Airport, no Japão, com os mesmos pontos de Doha; e o aeroporto de Atenas, na Grécia, com 8,38 pontos.