Aeroporto de Lisboa é o pior do mundo. Porto não está muito melhor

Um ranking da Air Help que analisou vários aeroportos mundiais, classifica o aeroporto de Lisboa como o pior de todos. Pontualidade é o ponto fraco.

Baia de aeroporto delimitadora de espaços com logotipo da ANA Aeroportos de portugal no aeroporto de Lisboa
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Depois de termos noticiado que o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tinha ganho o prémio de “Aeroporto do Ano”, numa distinção atribuída pelos Air Transat Awards (que em edições anteriores tinham eleito aeroportos como Doha (2014), Aeroporto do Dubai (2015) e ao Aeroporto Changi, Singapura (2012, 2017 e 2018), hoje é dia de darmos uma notícia que segue o caminho oposto. O aeroporto de Lisboa não é apenas um dos piores aeroportos do mundo, é mesmo o pior de todos.

O ranking da Air Help analisou 132 aeroportos e conclui que o maior aeroporto português é péssimo em critérios como a pontualidade, a qualidade dos serviços e as infraestruturas.

Para realizar este ranking, a empresa que ajuda passageiros a conseguirem indemnizações junto das companhias aéreas em caso de atrasos ou cancelamentos, analisou os voos que partem a horas, fez sondagens junto dos passageiros sobre opções alimentares e ainda olhou para o conforto nos aeroportos.

A contribuir para a má classificação do aeroporto de Lisboa estão sem dúvida, os atrasos. Em termos gerais, o Humberto Delgado consegue uma avaliação de 5,77 pontos (numa escala de 0 a 10), sendo que na pontulidade não foi além dos 4,7. Na parcela da qualidade das lojas e serviços a pontuação é substancialmente melhor, 7,3 pontos, ainda assim é inferior ao segundo pior aeroporto do mundo, o Kuwait International Airport, que é classificado com oito pontos nestas duas parcelas.

Se olharmos para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, os números são substancialmente melhores do que os de Lisboa, ainda assim não deixa de fazer parte da liga dos últimos. O segundo maior aeroporto nacional não vai além da 125ª posição, o que faz dele o oitavo pior do mundo com uma pontuação de 6,46 pontos, sendo a pontualidade, tal como em Lisboa, o seu calcanhar de Aquiles com 5,6 pontos e a qualidade dos serviços a não ir além dos 7,9 pontos.

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Interior do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Foto de Manuel de Sousa
O Aeroporto do Mundo é o oitavo pior do mundo para a Air Help. Foto de Manuel de Sousa

Também as companhias aéreas estiveram debaixo dos olhares da Air Help e também neste capítulo Portugal não brilha. A TAP surge na posição número 61 numa lista que inclui 72 companhias.

Avião da TAP a descolar do aeroporto
A pontualidade e a gestão de reclamações prejudicam fortemente a TAP no ranking da Air Help. Foto de Aero Icarus Flickr

À companhia de bandeira portuguesa só tem 6,04 pontos na análise geral, sendo fortemente penalizada pela pontualidade onde só obtém 5,2 pontos. A gestão de reclamações não consegue mais do que 5,3 pontos e a única parcela que ajuda a TAP a não ter uma classificação pior é a qualidade dos serviços onde obteve 7,7 pontos.

Os melhores aeroportos do mundo, de acordo com esta classificação são o Hamad Internacional Airport, em Doha no Qatar, com 8,39 pontos; o Tokyo International Airport, no Japão, com os mesmos pontos de Doha; e o aeroporto de Atenas, na Grécia, com 8,38 pontos.

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