A aplicação que vai agilizar a utilização do Certificado Digital Covid-19 já pode ser descarregada para semartphones IOS e Android.
O anúncio feito pelo Ministério da Saúde revela que o documento digital que vai facilitar as viagens dentro da União Europeia para quem já tem a vacinação completa, recuperou da doença ou tem um teste negativo pode ser descarregada gratuitamente nas lojas de aplicações movéis: Apple, Google e Huawei.
O comunicado enviado às redações explica que este novo mecanismo dá às entidades que têm que validar os certificados mais rapidez.
Na prática, quem tiver a aplicação instalada só precisa de a mostrar às autoridades que vão poder ler o QR Code. Se do lado de lá fôr mostrado um sinal verde, significa que o certificado é válido. Por outro lado, se o sinal estiver encarnado, significa que o certficiado não é válido.
O Ministério da Saúde garante que os dados pessoais vão ser sempre mantidos em segurança: ” Durante o processo apenas serão visualizados o nome, data de nascimento e informação sobre a verificação de validade do mesmo. Nenhum dado pessoal é armazenado pela aplicação”.
Para além de abrir as portas das fronteiras dos estados membros da União Europeia, o também conhecido como passaporte da vacinação permite ainda o acesso a eventos culturais, desportivos, corporativos ou familiares.