Aplicação para Certificado Digital que facilita viagens já está disponível.

Certificado digital que permite viajar na União Europeia já tem uma aplicação. Objetivo é facilitar fiscalização no momento do embarque

Corredor de acesso a salas de embarque de aeroporto como sinalética. Foto de Pixabay
PUB

A aplicação que vai agilizar a utilização do Certificado Digital Covid-19 já pode ser descarregada para semartphones IOS e Android.

O anúncio feito pelo Ministério da Saúde revela que o documento digital que vai facilitar as viagens dentro da União Europeia para quem já tem a vacinação completa, recuperou da doença ou tem um teste negativo pode ser descarregada gratuitamente nas lojas de aplicações movéis: Apple, Google e Huawei.

O comunicado enviado às redações explica que este novo mecanismo dá às entidades que têm que validar os certificados mais rapidez.

Na prática, quem tiver a aplicação instalada só precisa de a mostrar às autoridades que vão poder ler o QR Code. Se do lado de lá fôr mostrado um sinal verde, significa que o certificado é válido. Por outro lado, se o sinal estiver encarnado, significa que o certficiado não é válido.

O Ministério da Saúde garante que os dados pessoais vão ser sempre mantidos em segurança: ” Durante o processo apenas serão visualizados o nome, data de nascimento e informação sobre a verificação de validade do mesmo. Nenhum dado pessoal é armazenado pela aplicação”.

PUB

Para além de abrir as portas das fronteiras dos estados membros da União Europeia, o também conhecido como passaporte da vacinação permite ainda o acesso a eventos culturais, desportivos, corporativos ou familiares.

Autor

Artigos Sugeridos