As viagens no metro de Roma podem ser pagas com garrafas de plástico

Garrafas de plástico podem a partir de agora ser trocadas por descontos em bilhetes para o metro de Roma. O projeto está disponível em três estações.

autocarro turistico em roma foto de divulgação
PUB

Desde o final de julho que máquinas amarelas começaram a surgir em algumas estações do metro de Roma. Quem se aproxima delas é convidado a reciclar garrafas de água de plástico que são convertidas em descontos nas viagens de metro.

Por cada garrafa introduzida na máquina de reciclagem, o passageiro ganha cinco cêntimos, sendo que por cada 30 garrafas consegue um 1,5 euros, o valor necessário para pagar integralmente uma viagem de metro.

+ recicli + viaggi máquinas de reciclagem de garrasfas de plástico que dão descontos no metro de Roma. Foto de Sergio Costa
As máquinas amarelas aceitam garrafas de plástico e em troca dão descontos para o metro. Foto de Sergio Costa

O processo baseia-se na utilização de uma aplicação, através da qual o cliente pode criar uma conta, sendo-lhe atribuído um código de barras. No momento da reciclagem só precisa de fazer a leitura desse código de barras na máquina, sendo-lhe creditado o saldo correspondente ao número de garrafas recicladas na aplicação. No momento de compra do bilhete só precisa de apresentar uma vez mais a aplicação, sendo retirado ao preço normal do bilhete de metro o valor disponível, ficando assim com acesso a um desconto.

Nos próximos 12 meses o projeto vai estar em fase experimental e ainda só estarão disponíveis máquinas de reciclagem nas estações de Cipro, Piramide e San Giovanni.

As aplicações necessárias para usufruir do desconto são a myCicero Tabnet e estão disponíveis para Android e Iphone.

PUB