Desde o final de julho que máquinas amarelas começaram a surgir em algumas estações do metro de Roma. Quem se aproxima delas é convidado a reciclar garrafas de água de plástico que são convertidas em descontos nas viagens de metro.
Por cada garrafa introduzida na máquina de reciclagem, o passageiro ganha cinco cêntimos, sendo que por cada 30 garrafas consegue um 1,5 euros, o valor necessário para pagar integralmente uma viagem de metro.
O processo baseia-se na utilização de uma aplicação, através da qual o cliente pode criar uma conta, sendo-lhe atribuído um código de barras. No momento da reciclagem só precisa de fazer a leitura desse código de barras na máquina, sendo-lhe creditado o saldo correspondente ao número de garrafas recicladas na aplicação. No momento de compra do bilhete só precisa de apresentar uma vez mais a aplicação, sendo retirado ao preço normal do bilhete de metro o valor disponível, ficando assim com acesso a um desconto.
Nos próximos 12 meses o projeto vai estar em fase experimental e ainda só estarão disponíveis máquinas de reciclagem nas estações de Cipro, Piramide e San Giovanni.
As aplicações necessárias para usufruir do desconto são a myCicero e Tabnet e estão disponíveis para Android e Iphone.