O Museu de Auschwitz, na Polónia, usou nesta quarta-feira a conta oficial do Twitter para repreender os vários turistas que todos os dias visitam o campo de concentração e publicam fotos nas redes sociais que a administração do local considera desrespeitosas para com a memória das pessoas que morreram naquele local.
Para chamar a atenção dos turistas, os responsáveis do memorial selecionaram uma série de fotos publicadas por turistas nas redes sociais, agruparam-nas e escrevendo: “Quando vem ao Museu de Auschwitz lembre-se que está no local onde mais de um milhão de pessoas foram mortas. Respeite a sua memória.”
Nas fotografias selecionadas podem ver-se turistas em cima dos carris que no período de funcionamento do campo de concentração serviam de caminho aos comboios que para ali transportavam milhares de pessoas para serem sujeitas a trabalhos forçados que culminavam com a morte.
“Há lugares melhores para aprender a fazer equilibrismo do que o local para onde centenas de milhares de pessoas foram deportadas para serem mortas”, continua a publicação.
O campo de concentração de Auschwitz foi criado pelo regime nazi alemão e foi usado para escravizar e matar deliberadamente judeus, gays e políticos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente é visitado por dois milhões de pessoas a cada ano que passa.
Em declarações ao Insider o assessor de imprensa do memorial, Pawel Sawicki, garantiu que as fotos não vão passar a ser proibidas e que a esmagadora maioria dos visitantes não tem este tipo de comportamentos. “O nosso objetivo não é envergonhar, mas sim consciencializar. As pessoas precisam de estar conscientes da natureza do lugar que estão a visitar”, justificou.