Um avião da Ryanair que fazia a ligação entre Kaunas, na Lituânia e o aeroporto de Luton, a norte de Londres, foi desviado para o aeroporto de Stansted, também em Londres. A alteração de rota foi motivada por um “falso alerta de emergência suspeito”, de acordo com as autoridades inglesas. Stansted foi aeroporto escolhido para montar uma operação policial porque é mais indicado para este tipo de incidentes.
Antes de aterrar, o Boing com dezenas de passageiros a bordo foi escoltado por dois caças da Força Aérea Britânica.
“A RAF (Força Aérea Real, na sigla em inglês) confirma um alerta de reação rápida e aviões Typhoon descolaram esta manhã da base de Coningsby para intercetar um voo civil. O voo foi escoltado em segurança para o aeroporto de Stansted”, diz um oficial à Agência Reuters.
Há ainda a indicação de que estes aparelhos foram autorizados a atingir velocidades supersónicas em baixa altitude, o que apenas é permitido em situações de emergência, diz a mesma fonte.
Ainda não foram adiantados motivos mais específicos para o sucedido, apenas se informa que os passageiros aterraram em segurança e, de acordo com a Ryanair, vão ser transferidos para o aeroporto de Luton (destino inicial do voo) por via terrestre.
Um dos passageiros partilhou fotos do aparato policial à chegada ao aeroporto no Twitter.
— JZ (@zulu_wooloo) 4 de outubro de 2017
Há ainda imagens do momento em que o avião da Ryanair se aproxima do solo, escoltado pelos dois caças.
Military jet escorting Luton-bound Ryanair flight into Stansted this morning. Essex Police now on scene. Pics @AndyLonghurstUK #HeartNews pic.twitter.com/rNINuWJMUm
— East Anglia News (@HeartAngliaNews) 4 de outubro de 2017