Bloggers de viagem internacionais reúnem-se no Porto para conferência

A Associação Associação de Bloggers de Viagem Portugueses está a organizar um encontro com bloggers internacionais, incluindo João Cajuda.

Óculos, blócos de notas, fotografias, lupa e câmara fotográfica pousadas em cima de um mapa do mundo antigo. Foto de PIxabay
PUB

A recém-criada Associação de Bloggers de Viagem Portugueses acaba de anunciar o 1º Encontro de Bloggers de Viagens da ABVP, que terá lugar no próximo dia 2 de junho de 2019 no edifício do Palácio da Bolsa, no Porto, com a presença de bloggers de renome internacional, entre os quais o português João Cajuda.

Segundo Filipe Morato Gomes, Presidente da ABVP e autor do blog Alma de Viajante, o evento tem como principais objetivos “unir a comunidade de bloggers de viagens, proporcionando um espaço inspiracional e de intercâmbio de ideias e competências”, para além da “aprendizagem óbvia que a presença de jornalistas, bloggers, instagrammers e videógrafos de renome internacional proporcionará”.

Filipe Morato Gomes, autor do blogue de viagens durante uma entrevista para o W360.PT
Filipe Morato Gomes é presidente da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Rui Barbosa Batista, jornalista e autor do blog Bornfreee, reforça essa vertente formativa: “queremos contribuir para a melhoria contínua do trabalho dos bloggers portugueses, e este evento enquadra-se nesse desiderato”.

Entre os oradores do 1º Encontro da ABVP contam-se o videógrafo João Cajuda, que abordará a temática da produção de vídeos em contexto de viagens; a jornalista Sandra Costa, editora da revista Fugas, que partilhará a sua visão privilegiada sobre o que é necessário para conseguir publicar artigos numa revista de viagens; a peruana Analucia Rodriguez, autora do blog em língua espanhola Viajar para Vivir, que abordará os altos e baixos da vida de um nómada digital; o fotógrafo Conor MacNeill, oriundo da Irlanda do Norte, que partilhará a sua vasta experiência no estabelecimento de parcerias comerciais éticas com organismos oficiais de promoção turística no Instagram; e ainda com Filipe Morato Gomes que, tendo por base a sua experiência com o blog Alma de Viajante, falará sobre as formas de rentabilizar um blog de viagens.

Por fim, os bloggers brasileiros Leonardo e Rachel Spencer, autores do muito elogiado e bem-sucedido Viajo Logo Existo, serão os convidados especiais da primeira edição do evento, partilhando com a plateia o seu inspirador percurso como bloggers de viagens profissionais.

PUB

A entrada tem o custo simbólico de 5€ para os associados da ABVP e de 15€ para os restantes participantes. A esse respeito, Carla Mota, fundadora da associação e autora do blog Viajar entre Viagens, salienta que, apesar de o evento “ter como destinatários principais os bloggers de viagens”, está “aberto ao público em geral, incluindo todos os amantes das viagens”. As inscrições poderão ser efetuadas através do email cleonardo@abvp.pt.

O encontro conta com o apoio da Associação Comercial do Porto, da seguradora IATI Seguros, do portal de viagens Marrocos.com e do alojamento local Old Stone Flats.Refira-se que, com apenas dois meses de existência, a ABVP conta já com mais de 30 blogs de viagens associados. Para mais informações, visite www.abvp.pt.