NotíciasComboio entre Lisboa e Madrid em risco de acabar
Comboio Lusitânia. Foto de André Marques

Comboio entre Lisboa e Madrid em risco de acabar

PUB

O comboio diário que faz a ligação diária Lisboa – Madrid – Lisboa pode não voltar a operar por ser inviável economicamente. De acordo com o que o Público avança, a Renfe (operadora espanhola) fez saber que não pretende repor a ligação “pelo menos a curto prazo”.

O comboio que é uma parceria entre a portuguesa CP e a Renfe está parado desde 17 de março devido ao surto de coronavirus que fechou a fonteira entre Portugal e Espanha.

A decisão assenta na lenta evolução da procura na sequência do confinamento, sendo que a Renfe quer dar prioridade aos serviços que tenham mais rentabilidade económica.

De acordo com a operadora os comboios-hotel não têm sido rentáveis nos últimos anos, tendo acumulado prejuízos superiores a 25 milhões de euros.

O jornal avança ainda que a CP foi apanhada de surpresa pela decisão da Renfe, avançando que estão a “decorrer convesações bilaterais entre os governos dos dois países, nomeadamente sobre os termos e condições de reabertura das fronteiras e ligações internacionais” pelo que a empresa “aguarda pela conclusão deste processo para definir o seu posicionamento relativamente às ligações internacionais”.

PUB

O governo português não quis comentar o assunto.

Artigos Sugeridos