A Austrália acaba de pôr em prática uma lei que impede todos aqueles que pedem vistos para o país de entrarem se tiverem no cadastro crimes de violência doméstica. A medida segue na linha dos impedimentos de entrada do cantor Chris Brown e do astro do boxe Floyd Mayweather que por terem sido condenados por este crime viram a sua entrada no país ser impedida.
Em vigor desde o passado dia 28 de fevereiro, a nova lei estipula que não sejam atribuídos vistos a condenados por violência doméstica independentemente da sua nacionalidade, local onde cometeram o crime ou tipo de sentença.
Em declarações recentes o ministro da imigração australiano disse que “se foi condenado por um crime violento contra mulheres ou crianças, não será bem-vindo neste país”.
O objetivo desta medida prende-se com a necessidade de reduzir este tipo de crimes na Austrália e vem juntar-se a uma outra que já impedia a entrada no país de pessoas com cadastro de condenações de mais de um ano.
“Ao impedirmos que criminosos entrem no nosso país, tornamo-lo num lugar mais seguro”, explicou o ministro. “Estes crimes causam traumas duradouros nas vítimas e nos seus amigos e familiares.”
A nova lei australiana é mais abrangente e não afeta apenas quem quer entrar no país. Todos os estrangeiros que ali vivem e que têm condenações por violência contra mulheres ou crianças serão expulsos do país.