Descubra os mistérios do Metro de Moscovo numa nova aplicação

Visitar o Metro de Moscovo fica agora mais fácil e interativo com esta nova aplicação para smartphone que ajuda a compreender os “mistérios” das estações.

PUB

A estação de metro Plochchad Revolyutsii está repleta de soldados, agricultores, atletas e escritores que pretendem ser uma representação da sociedade soviética, mas são os cães de bronze as grandes estrelas desta paragem da linha três do metropolitano moscovita. Ao passar por aqui vai perceber que muitas pessoas, ainda que atarefadas para chegarem aos seus destinos, esticam a mão e dão uma festa no focinho destes cães. O objetivo? Ter um dia de sorte.

Esta é apenas uma das lendas que quem visita a capital russa e usa o metro da cidade para se deslocar fica a conhecer, mas há muitas mais nesta que é uma das maiores redes metropolitanas do mundo, que transporta três mil milhões de pessoas a cada ano, o equivalente à junção dos residentes nos quatro países mais populosos do mundo: China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.

Ploshchad Revolyutsii estação Metro Moscovo Rússia - Diogo Pereira
Estação de Ploshchad Revolyutsii no Metro de Moscovo. Foto de Diogo Pereira

E para facilitar o conhecimento da história destes palácios subterrâneos, o Metro de Moscovo acaba de lançar uma aplicação para smartphone com algumas das histórias mais importantes deste verdadeiro tesouro escondido.

Tem sido uma das mais importantes obras do regime comunista, o metro serviu para agilizar as comunicações dentro da cidade, mas também para mostrar ao mundo como a Rússia queria ser uma potência capaz de se bater com os seus grandes adversários.

Para além das histórias esta aplicação vai ainda chamar a atenção dos passageiros para uma série de azulejos, estátuas, baixos relevos e até painéis que no meio de tanta imponência podem passar despercebidos.

PUB
estação metro moscovo Komsomolskaya Russia - Diogo Pereira
Estação de Komsomolskaya no Metro de Moscovo. Foto de Diogo Pereira

Com recurso a realidade aumentada, os utilizadores vão poder usar a câmara do telemovel, apontando-a para um objeto sobre o qual queiram saber mais e a aplicação fornecerá essa informação de forma interativa.

Antes de abandonar a estação e apanhar um comboio para a seguinte, a app também vai ser capaz de sugerir os elementos mais relevantes na estação em que o turista se encontra, garantindo que não sai dali sem ver tudo o que é relevante.

O W360.PT esteve no Metro de Moscovo. Conheça aqui as mais bonitas estações