NotíciasÉ possível aprender uma língua enquanto se dorme, diz estudo
Homem dorme sentado numa sala de espera do aeroporto.

É possível aprender uma língua enquanto se dorme, diz estudo

PUB

Um estudo desenvolvido por investigadores alemães concluiu que é possível estimular o cérebro humano durante o sono para aprender uma nova língua.

O cérebro está em constante funcionamento e em algumas fases do sono é capaz de processar informação. Embora estar acordado ou estar a dormir possam parecer dois estados completamente distintos para a maioria das pessoas, a verdade é que o cérebro não funciona exatamente nos mesmo termos. Durante o sono, as pessoas passam por duas fases essenciais, vulgarmente conhecidas como sono pesado e sono leve e é precisamente no sono leve que o cérebro continua a trabalhar e a conseguir absorver informação.

Para chegarem à conclusão de que é possível aprender uma língua enquanto se dorme os investigadores deram auscultadores aos participantes da experiência para que os usassem enquanto dormiam. O áudio transmitido durante o sono consistia numa linguagem artificial com a sua tradução para o alemão que sugeria que a tofer significava chave e que guga significava elefante.

Depois de acordarem e quando questionados sobre as palavras que tinham ouvido durante o sono, os participantes eram capazes de dizer que tofer era um objeto pequeno e guga um objeto grande.

“Analisar o hipocampo do cérebro – responsável pelos processos de aprendizagem enquanto estamos acordados – que se manteve ativo durante o sono foi absolutamente incrível. Isto significa que independentemente do estado de consciência do ser humano, as estruturas cerebrais moldam a formação de memória”, declarou Marc Züst, um dos autores da pesquisa em comunicado.

PUB
Artigos Sugeridos

Sou licenciado em Jornalismo e estou a fazer o mestrado em Relações Internacionais. Quero aprender como gira o globo. Como se fazem e desfazem alianças. Como é que os líderes aprendem com a história. diogopereira@w360.pt