Esta é a cidade mais barata da Europa para passar férias em 2019

A empresa de distribuição postal do Reino Unido acaba de apresentar um barómetro onde identifica a cidade mais barata da Europa para viajar.

Catedral de vilnius, na Lituânia. Foto de Pixabay
PUB

Escolher um destino de viagem pode ser uma tarefa com muitas variáveis. É preciso pensar nos voos, no alojamento, no clima e até na gastronomia, mas se há um fator que determina muitas vezes a escolha de um lugar em detrimento de outros, esse fator é sem dúvida o preço.

Tendo em conta a importância deste fator determinante para a escolha de um destino de férias, a empresa de distribuição postal do Reino Unido faz anualmente um barómetro das cidades europeias mais baratas para serem visitadas e este ano foi Vilnius que arrecadou o primeiro lugar da lista.

É na capital da Lituânia que, de acordo com este estudo, é possível passar alguns dias gastando apenas 170 euros. Para chegar a este valor são comparados preços de 48 cidades espalhadas pela Europa, entre chávena de café, garrafa de cerveja, copo de vinho ou até um viagem num autocarro turístico panorâmico.

Vilnius distingue-se das demais cidades pelo preço barato de uma viagem de ida e volta do aeroporto para o centro da cidade que custa apenas dois euros; a estadia de duas noites num hotel de três estrelas fica a 80 euros; um copo de vinho não custa mais de três euros e uma viagem num autocarro turístico fixa-se em 12 euros.

Porto e Lisboa, as duas cidades portuguesas avaliadas neste barómetro surgem muito bem posicionadas no que à amizade pelas carteiras dos turistas diz respeito. A invicta está em sexto lugar e a capital em 14º. Para quem só planeia viajar para destinos baratos, Reykjavík, capital da Islândia, não vai ser uma opção uma vez que uma viagem custa, no mínimo, 536 euros.

PUB

10 cidades mais baratas para viajar de acordo com o “Post Office Travel Money”
1Vílnius
2Belgrado
3Varsóvia
4Istambul
5Bucareste
6Porto
7Riga
8Bratislava
9Moscovo
10Praga

Se a análise for feita através dos itens avaliados e não pelas cidades ficamos a saber que a cidade mais barata para se beber uma cerveja é Praga (1,45 euros) e é em Istambul que se bebe a Coca Cola mais em conta por apenas 1,42 euros.