A Apple chama-lhe a “câmara mais popular do mundo” e para mostrar como o Iphone é poderosos, convidou os seus clientes a participarem no concurso Shot on Iphone Challenge.
Vários milhares de fotos depois e uma triagem minuciosa feita por um júri qualificado que incluía o lusodescendente Pete Souza (antigo fotógrafo de Obama), eis que a marca da maça escolheu as 10 melhores fotos, tiradas nas mais diversas partes do mundo.
“Os dez vencedores são de países como Singapura, Alemanha, Bielorrússia, Israel e Estados Unidos, revelando a comunidade global de fotógrafos que usam o iPhone. Estas fotos mostram paisagens coloridas de cidade, animais curiosos, reflexões criativas, a beleza do comum e muito mais”, lê-se no comunicado publicado no site da Apple.
Para além de Pete Souza o júri era composto por Austin Mann, Annet de Graaf, Luísa Dörr, Chen Man, Phil Schiller, Kaiann Drance, Brooks Kraft, Sébastien Marineau-Mes, Jon McCormack e Arem Duplessis.
“Esta é uma foto lida. Cheia de cor e muito coerente na composição. Através do zoom é possível ver detalhes de cada uma das famílias que vive em cada uma daquelas casas. O enquadramento do cesto de basquetebol também é algo verdadeiramente incrível”, comentou um dos elementos do júri, Chen Man.
“O foco no guaxinim e os detalhes do tronco oco criam uma ideia de movimento verdadeiramente impressionante”, disse Phil Schiller.
“Distorções, reflexões e um ângulo muito singular. O resultado final é incrível”, comentou espantado Chen Man.
“O que eu adoro nesta imagem é o facto de ela estar ao alcance de todos. Não precisamos de ir à Islândia para captar algo bonito, só precisamos de olhar para debaixo do nosso nariz”, foi este o comentário de Austin Mann.
No comentário a esta foto o jurado Sebastien Marineau-Mes afirmou que gostava “da forma como a poça em forma de coração encapsula um pequeno fragmento do mundo”.
“Este é um retrato que capta a maravilha da infância num belo cenário. A composição é perfeita porque mostra tanto a personalidade da criança como a sua experiência naquele ambiente”. Este foi o comentário à foto de Elizabeth Scarrott do jurado Brooks Kraft.
No comentário a esta imagem o jurado Sebastien Marineau-Mes referiu que “esta imagem é muito bem pensada e executada. O padrão de fundo mantém a imagem unida e a repetição do padrão pelas gotas de água criam um visual muito interessante”.
“Pode parecer uma foto simples, mas a utilização do preto e branco ajuda a realçar o contraste dramático nas nuvens e na paisagem circundante”, notou Kaiann Drance.
“Esta paisagem parece uma pintura a óleo. As paisagens são algumas das mais antigas representações criativas feitas pela humanidade e sempre nos trazem de volta a algo desconhecido e inexplicável”, comentou a jurada Luísa Dörr.
“Esplendidamente dinâmica. Tudo é muito detalhado – as espigas, as árvores, as nuvens… A profundidade do céu e a paleta de cores também são lindíssimas”, comentou Kaiann Drance