Um associação britânica de defesa dos animais está a promover uma campanha com o objetivo de sensibilizar os milhares de turistas que diariamente visitam a ilha grega de Santorini para as más condições em que são mantidos os burros usados para o transporte de turistas.
Visitar a ilha de Santorini e fazer um passeio de burro, muitas vezes por lugares de acessibilidade difícil como montanhas, é uma prática comum a vários turistas, mas a verdade é que têm sido detetadas várias lesões nas colunas destes animais, feridas e muitos deles têm mesmo chegado à exaustão.
Com base nestes dados, a associação britânica Donkey Sanctuary acaba de lançar uma campanha chamada “In Their Hooves” que tem por base um vídeo cujo objetivo é faze-los pensar duas vezes antes de quererem ter esta experiência. Os interessados em fazer um destes passeios, pede a associação, devem tentar perceber se os animais são ou não bem tratados.
Muitos destes burros trabalham sem qualquer dia de descanso semanal, tendo as cargas aumentado significativamente muito por causa do aumento do turismo na ilha. A nova campanha de sensibilização está a ser mostrada em vários pontos estratégicos da ilha, está a ser veiculada em vários órgãos de comunicação social e é também exibida aos clientes da Cruise Line International Association, empresa responsável por transportar cerca de 17 mil passageiros todos os dias para a ilha durante o verão.
“Estamos muito animados com o lançamento da campanha “In Their Hooves” e esperamos que os visitantes que vêm a Santorini possam tomar decisões mais informadas sobre o bem-estar dos equinos que vão encontrar na ilha”, disse Barbara Massa diretora da Donkey Sanctuary Europa em declarações ao Lonely Planet. “Continuaremos a trabalhar com o município, dando formações aos prestadores de serviços de saúde equinos e também aos donos de animais para melhorar as condições de trabalho e as práticas na ilha”, concluiu.