Excesso de turismo leva burros de Santorini à exaustão

Turistas de Santorini estão a ser sensibilizados para o excesso de utilização dos burros da ilha que tem levado alguns animais à exaustão.

Burro usado para passeios turísticos na ilha grega de Santorini. Foto de Pixabay
PUB

Um associação britânica de defesa dos animais está a promover uma campanha com o objetivo de sensibilizar os milhares de turistas que diariamente visitam a ilha grega de Santorini para as más condições em que são mantidos os burros usados para o transporte de turistas.

Visitar a ilha de Santorini e fazer um passeio de burro, muitas vezes por lugares de acessibilidade difícil como montanhas, é uma prática comum a vários turistas, mas a verdade é que têm sido detetadas várias lesões nas colunas destes animais, feridas e muitos deles têm mesmo chegado à exaustão.

Com base nestes dados, a associação britânica Donkey Sanctuary acaba de lançar uma campanha chamada “In Their Hooves” que tem por base um vídeo cujo objetivo é faze-los pensar duas vezes antes de quererem ter esta experiência. Os interessados em fazer um destes passeios, pede a associação, devem tentar perceber se os animais são ou não bem tratados.

Ilha grega de Santorini. Foto de Cláudia Paiva
Ilha grega de Santorini é cada vez mais visitada por turistas de todo o mundo. Foto de Cláudia Paiva

Muitos destes burros trabalham sem qualquer dia de descanso semanal, tendo as cargas aumentado significativamente muito por causa do aumento do turismo na ilha. A nova campanha de sensibilização está a ser mostrada em vários pontos estratégicos da ilha, está a ser veiculada em vários órgãos de comunicação social e é também exibida aos clientes da Cruise Line International Association, empresa responsável por transportar cerca de 17 mil passageiros todos os dias para a ilha durante o verão.

“Estamos muito animados com o lançamento da campanha “In Their Hooves” e esperamos que os visitantes que vêm a Santorini possam tomar decisões mais informadas sobre o bem-estar dos equinos que vão encontrar na ilha”, disse Barbara Massa diretora da Donkey Sanctuary Europa em declarações ao Lonely Planet. “Continuaremos a trabalhar com o município, dando formações aos prestadores de serviços de saúde equinos e também aos donos de animais para melhorar as condições de trabalho e as práticas na ilha”, concluiu.

PUB