Até ao próximo domingo, dia 20 de maio, a entrada em vários faróis de Portugal continental e ilhas, assim como o Aquário Vasco da Gama (Oeiras), o Museu da Marinha e o Planetário Calouste Gulbenkian (Lisboa) vão ter entradas gratuitas para celebrar o dia da Marinha.
Os faróis de Montedor, Leça, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, Berlenga, Cabo da Roca, Cabo Espichel, Cabo Sardão, Cabo de São Vicente, Alfanzina, Santa Maria e Vila Real de Santo António, no continente, vão receber visitantes até domingo entre as 14h e as 17. O Farol do Cabo Carvoeiro também está disponível para visitas, mas num horário diferente. Entre as 10h e as 17h até sábado e no domingo entre as 14h e as 17 vai poder subir e perceber como funciona este equipamento fundamental para a navegação marítima.
Nos Açores os faróis visitáveis são o de Ferraria, Arnel, Cintrão, Ponta da Graça, Gonçalo Velho, Contendas, Ponta da Barca, Ponta da Ilha, Ponta do Topo, Lages, Flores e Albarnaz. A Madeira também tem faróis abertos ao público e são o da Ponta do Pargo e São Jorge.
O Aquário Vasco da Gama (Oeiras), o Museu da Marinha e o Planetário Calouste Gulbenkian (Lisboa) e a Fragata “D. Fernando II e Glória” (Almada) também entram no lote das comemorações e têm entradas gratuitas até domingo.
O Dia da Marinha propriamente dito vai ser celebrado no domingo, 20 de maio, em Peniche, junto ao Cabo Carvoeiro com um desfile naval e com um concerto pela Banda da Armada em homenagem aos pescadores da cidade.