Uma secção de 20 metros do Muro de Berlim foi, no início deste verão, acidentalmente descoberta por um grupo de pessoas, aquando de uma caminhada por terrenos baldios.
Em junho, o vereador Ephraim Gothe efetuou um passeio a pé com um conjunto de moradores. Nessa jornada acabariam por deparar-se com uma secção da famosa parede de betão armado escondida pela vegetação existente na zona.
“Fiquei completamente surpreendido com a existência de partes do muro que ainda não tinham sido descobertas”, referiu Gothe à agência noticiosa alemã DPA.
A nova secção foi encontrada entre arbustos no Sudpanke-Park, perto da sede moderna do Serviço Federal de Inteligência da Alemanha (BND).
Os funcionários da Fundação do Muro de Berlim identificaram o segmento como parte de um muro mais curto que separava a chamada “faixa da morte” de Berlim Oriental, escreve o “Der Tagesspiegel”.
Erguido em 1961, o Muro de Berlim teve uma extensão de 155 quilómetros e 3,6 metros de altura. Cerca de 140 pessoas foram mortas aotentarem atravessar a barreira ao longo dos anos. O muro foi desmantelado a 9 de novembro de 1989.