Galerias Romanas da Rua da Prata vão voltar a receber visitas

As Galerias Romanas da Rua da Prata já têm data para voltarem a receber visitas em Lisboa e as inscrições já estão abertas.

Interior das Galerias Romanas da Rua da Prata em Lisboa
PUB

As visitas às Galerias Romanas da Rua da Prata vão decorrer nos próximos dias 29, 30 e 31 de março de 2019.

As inscrições já abriram e as visitas que só acontecem uma vez por ano decorrem entre as 10h e as 19h, com uma duração de 25 minutos cada.

Os interessados devem levar calçado e roupa confortável uma vez que o acesso é feito com a descida de um alçapão e em algumas zonas vão ter que circular encurvados.

As visitas têm um custo de dois euros, sendo gratuitas para os menores de 12 anos. Cada pessoa só pode realizar um máximo quatro reservas, incluindo as das crianças.

No dia da visita é pedido que os visitantes se dirijam à esquina da rua da Conceição com a Rua dos Correeiros 15 minutos antes da hora marcada com o bilhete de acesso. 

PUB

A estrutura romana, na Rua da Prata, foi descoberta no subsolo da Baixa de Lisboa, em 1771, na sequência do terramoto de 1755 e com a reconstrução da cidade. O estudo acerca da sua função original não é consensual e tem sido alvo de vários estudos ao longo dos anos. No entanto vários historiadores apontam para a possibilidade destas galerias romanas terem sido um criptopórtico, como o que existe no Museu Machado de Castro de Coimbra.

As galerias são abertas ao público apenas uma vez por ano, devido à acumulação de água no seu interior.

As inscrições podem ser feitas online.