Grand Palais de Paris vai sofrer alteração profunda. Veja como vai ficar

Requalificação está a ser feita a pensar nos Jogos Olímpicos de 2024

PUB

O icónico Grand Palais de Paris vai sofrer uma alteração profunda com o objetivo de receber os Jogos Olímpicos de 2024. O monumento usado por marcas como a Channel para apresentação de coleções de moda vai ser literalmente “rasgado” para criar uma nova avenida na capital francesa.

Françoise Nyessen, ministra francesa da cultura, adiantou que a obra vai demorar quatro anos até ficar concluída e custará 500 milhões de euros, sendo uma percentagem suportada pela própria Channel que usa o espaço para apresentação das suas coleções de moda.

O Grand Palais foi construído para a Exposição Universal de 1900 e nunca sofreu alterações. “Se não agíssemos o Grand Palais estaria em risco”, explica Nyessen ao Lonely Planet.

As obras devem começar em dezembro de 2020 e quatro anos depois devem estar concluídas para receber as provas de esgrima e taekwondo dos Jogos Olímpicos.

O contributo da Channel para a obra ronda os 30 milhões de euros, o que valerá ao edifício um novo nome, Coco Channel, pois claro.

O atelier de arquitetura dos franco-italianos Local Architecture Network está responsável pela conceção do projeto que dará ao Grand Palais dois novos auditórios e um terraço panorâmico que permitirá vistas panorâmicas sobre a cidade luz.

PUB

A nova avenida terá restaurantes, lojas de roupa e escritórios e desembocará num jardim com vista para o rio Sena.