Um avião da Pakistan International Airlines que no início de junho se preparava para fazer a ligação entre a cidade britânica de Manchester e Islamabad teve que ficar retido na placa do aeroporto porque um homem abriu a saída de emergência.
De acordo com um porta voz da companhia, citado pelo Gulf News “um passageiro abriu erradamente a saída de emergência, fazendo com que a rampa de emergência fosse acionada”.
O incidente obrigou todos os passageiros, bagagens e cargas a serem evacuados, num procedimento de segurança comum a estes casos.
Durante a investigação das autoridades, o passageiro em causa disse que tinha confundido a porta de emergência do avião com a porta da casa de banho e que por isso a tinha aberto.
Como o avião ainda estava no solo, a abertura da porta foi relativamente fácil, levando o escorrega que serve para que o aparelho seja evacuado rapidamente a insuflar-se. Colocar este sistema em funcionamento de novo pode custar à companhia aérea entre cinco e 25 mil euros, de acordo com a mesma fonte.
Caso o avião se encontrasse em voo teria sido impossível o passageiro abrir a porta, uma vez que a pressão da cabine exige uma força sobre-humana para que a abertura fosse possível.
O avião que devia ter descolado às 21h20 acabou por só conseguir cumprir a sua rota perto das cinco da manhã e com 38 passageiros a menos. A inviabilização de uma porta de emergência dá ao aparelho menos capacidade de evacuação em caso de emergência e esses passageiros tiveram que ser encaminhados para voos em horários posteriores.
Casos a envolverem a abertura de portas de emergência de aviões têm sido comuns nos últimos tempos. Em meados de maio vários passageiros abriram as portas de emergência de um avião depois de ouvirem o piloto dizer que deviam abandonar a aeronave; Já em abril um passageiro da Easyjet foi preso depois de tentar abrir a porta de emergência em pleno voo.
É possível abrir as portas de emergência durante o voo?
Abrir as portas de um avião durante o voo é uma tarefa que apenas uma ferramenta com muita força seria capaz de cumprir, um macaco hidráulico, por exemplo. A pressurização a que a cabine de uma aeronave está sujeita exerce uma força tremenda sobre a fuselagem o que torna verdadeiramente impossível abrir seja que porta fôr.
As portas de emergência foram concebidas para que os passageiros pudessem sair rapidamente dos aviões em caso de emergência e apenas quando a aeronave já está imobilizada no solo, ou depois de uma amaragem bem sucedida.