Homem causa o caos depois de abrir porta de emergência do avião por engano

Um voo da Pakistan Airlines ficou retido no aeroporto de Manchester depois de um homem abrir porta de emergência do avião por engano.

avião voo noturno aeroporto
PUB

Um avião da Pakistan International Airlines que no início de junho se preparava para fazer a ligação entre a cidade britânica de Manchester e Islamabad teve que ficar retido na placa do aeroporto porque um homem abriu a saída de emergência.

De acordo com um porta voz da companhia, citado pelo Gulf News “um passageiro abriu erradamente a saída de emergência, fazendo com que a rampa de emergência fosse acionada”.

O incidente obrigou todos os passageiros, bagagens e cargas a serem evacuados, num procedimento de segurança comum a estes casos.

Durante a investigação das autoridades, o passageiro em causa disse que tinha confundido a porta de emergência do avião com a porta da casa de banho e que por isso a tinha aberto.

Cabine de passageiros de um avião comercial com ecrãs de entretenimento
Homem terá confundido a porta de emergência com a casa de banho enquanto o avião ainda estava no solo. Foto de Pixabay

Como o avião ainda estava no solo, a abertura da porta foi relativamente fácil, levando o escorrega que serve para que o aparelho seja evacuado rapidamente a insuflar-se. Colocar este sistema em funcionamento de novo pode custar à companhia aérea entre cinco e 25 mil euros, de acordo com a mesma fonte.

PUB

Caso o avião se encontrasse em voo teria sido impossível o passageiro abrir a porta, uma vez que a pressão da cabine exige uma força sobre-humana para que a abertura fosse possível.

O avião que devia ter descolado às 21h20 acabou por só conseguir cumprir a sua rota perto das cinco da manhã e com 38 passageiros a menos. A inviabilização de uma porta de emergência dá ao aparelho menos capacidade de evacuação em caso de emergência e esses passageiros tiveram que ser encaminhados para voos em horários posteriores.

Casos a envolverem a abertura de portas de emergência de aviões têm sido comuns nos últimos tempos. Em meados de maio vários passageiros abriram as portas de emergência de um avião depois de ouvirem o piloto dizer que deviam abandonar a aeronave; Já em abril um passageiro da Easyjet foi preso depois de tentar abrir a porta de emergência em pleno voo.

É possível abrir as portas de emergência durante o voo?

Abrir as portas de um avião durante o voo é uma tarefa que apenas uma ferramenta com muita força seria capaz de cumprir, um macaco hidráulico, por exemplo. A pressurização a que a cabine de uma aeronave está sujeita exerce uma força tremenda sobre a fuselagem o que torna verdadeiramente impossível abrir seja que porta fôr.

As portas de emergência foram concebidas para que os passageiros pudessem sair rapidamente dos aviões em caso de emergência e apenas quando a aeronave já está imobilizada no solo, ou depois de uma amaragem bem sucedida.