Já nasceu a Associação de Bloggers de Viagens. “Juntos seremos mais fortes”

Fundada por nove bloggers portugueses a Associação de Bloggers de Viagem Portugueses quer “valorizar, capacitar e auto-regular” o setor.

Viajante solitário de mochila às costas a pedir boleia numa estrada deserta foto de pixabay
PUB

Foi apresentada publicamente nesta sexta-feira a Associação de Bloggers de Viagens Portugueses (ABVP) que tem como objetivos fundamentais “valorizar, capacitar e auto-regular” o setor, esclarece o presidente em declarações ao W360.PT, Filipe Morato Gomes.

“Precisamos de valorizar o nosso trabalho (e educar o mercado nesse sentido), precisamos de aprender e sermos melhores a cada dia; e precisamos de ser honestos e transparentes”, começa por dizer o primeiro presidente da ABVP que é também um dos mais influentes bloggers de viagens em Portugal.

Com o mercado das viagens a crescer nos últimos anos e à medida que as formas digitais de comunicar cada vez mais se sobrepõem aos meios tradicionais “é fundamental ter uma entidade que nos possa representar. No fundo, juntos seremos mais fortes”, refere o autor do Alma de Viajante.

Para que o trabalho dos bloggers de viagem possa ser valorizado, a ABVP acredita que é fundamental criar condições para construir conteúdos cada vez mais apelativos e dinâmicos, mas acima de tudo é preciso que quem está nesta área se comprometa com um código de ética que visa a transparência “tanto com os leitores (avisar sempre que um post é de alguma forma patrocinado ou apoiado por uma entidade externa, por exemplo) como com o mercado (divulgar métricas não inflacionadas, não comprar seguidores, etc…)”.

A ABVP está sediada no Porto e tem como fundadores nove bloggers que assinam as páginas Alma de Viajante, Bornfreee, Espírito Viajante, João Leitão Viagens, O Berço do Mundo, Sofia na Austrália, Surfer Girl on the Move, Viajar entre Viagens e Wandering Life. A inscrição pode ser feita no site oficial da Associação, tendo o valor anual de €60 por blog.

PUB