Low Cost Wow Air declara falência e deixa todos os passageiros em terra

A companhia islandesa low cost Wow Air anunciou nesta quinta-feira a falência, não oferecendo alternativas aos passageiros.

Avião da Wow Air no solo a iniciar a descolagem
PUB

A companhia de baixo custo Wow Air anunciou nesta quinta-feira o fim das suas atividades, deixando todos os passageiros com viagens marcadas em terra, sem qualquer alternativa.

“A Wow Air encerrou a operação. Todos os voos da Wow Air foram cancelados”. É com esta frase taxativa que a companhia islandesa anuncia que de hoje em diante todos os seus aviões ficarão em terra.

Alternativas? “Os passageiros são aconselhados a verificar os voos disponíveis noutras companhias aéreas. Algumas companhias podem oferecer voos a uma taxa reduzida, as chamadas tarifas de resgate, à luz das circunstâncias”, continua o comunicado publicado no site da companhia, esclarecendo que os passageiros podem vir a ser informados de alternativas específicas.

Horas antes de anunciar o encerramento de atividade, a companhia low cost anunciou que estaria iminente um aumento de capital que faria face a uma situação económica deficitária, enfrentada há vários meses. “Temos sido muito transparentes, mas o acordo não foi conseguido”, disse Skúli Mogensen, CEO da companhia a um órgão de comunicação local, citado pela CNN.

“Sinto muito por tudo isto, uma vez que estas pessoas [ao comprarem bilhetes] acreditaram em nós. Estou dececionado por não conseguirmos honrar os nossos compromissos”, concluiu o responsável estimando que mais de 1000 pessoas terão sido afetadas só no dia de hoje.

PUB

No Twitter foram vários os passageiros que se mostraram insatisfeitos com a falta de comunicação e apoio prestado pela Wow Air. No Aeroporto de Toronto, Mike Wendling descreveu uma situação de caos quando se preparava para embarcar e descobriu que o voo com destino a Reykjavik não ia partir. “A Wow Air informou os passageiros de que o voo tinha sido cancelado, mas depois disse que afinal só tinha sido adiado, mas a verdade é que o voo não se realizou porque a tripulação não voltou a aparecer”, escreveu.

Durante todo o dia de hoje e mesmo já depois de ser conhecido o colapso da companhia aérea continuava a ser possível comprar voos online. Numa publicação no Twiiter, um utilizador denunciou que “uma família de quatro pessoas podia ter pago à Wow Air mais de mil libras nesta manhã para reservar voos que a companhia aérea sabia que nunca iriam descolar. É uma total irresponsabilidade”, escreveu Rory Boland.

Os passageiros que têm reservas para voos futuros são aconselhados pela Wow Air a pedir às entidades emissoras dos cartões de crédito com que pagaram a reserva um eventual reembolso. Quem fez a compra através de um agente de viagens deve consultar o agente de viagens para saber da possibilidade de recolocação noutros voos. Há ainda casos de pessoas que podem interpor uma ação judicial contra a companhia ao abrigo do Regulamento Europeu do Passageiro Aéreo, que pode não vir a produzir resultados uma vez que a empresa declarou falência.

Artigos Sugeridos