Foi inaugurado o maior aeroporto do mundo

O maior aeroporto do mundo acaba de ser inaugurado. Prevê-se que a nova estrutura tenha capacidade para 200 milhões de passageiros por ano

PUB

O Presidente Recep Erdogan inaugurou nesta segunda feira, 29 de outubro o novo Aeroporto Internacional de Istambul que passa a ser o maior aeroporto do mundo, duplicando a capacidade do aeroporto de Atalanta, nos Estados Unidos.

A nova estrutura aeroportuária ainda não está a funcionar a cem por cento, recebendo por enquanto apenas alguns voos que servirão para testar as funcionalidades do novo gigante. Só a partir de 29 de dezembro funcionará com uma capacidade mais alargada.

O novo aeroporto de Istambul vai substituir o já existente Aeroporto Mustafa Kemal Ataturh que vai ser encerrado, mantendo-se em funcionamento esta nova estrutura, assim como o aeroporto Sabiha Gokcen, no lado asiático da cidade.

Situado na costa do Mar Negro, o novo colosso vai ocupar – quando estiver totalmente concluído – uma área próxima dos 76 quilómetros quadrados, ter seis pistas e três terminais a operarem com as mais modernas tecnologias da aviação.

Para o construir o novo Aeroporto Internacional de Istambul foram precisos mais de 36 mil trabalhadores, dez anos e construção e 4,5 mil milhões de euros.

Durante a primeira fase de funcionamento o aeroporto vai ter capacidade para 90 milhões de passageiros por ano, sendo que a sua capacidade de rotina, numa segunda fase, vai chegar aos 200 milhões de passageiros por ano.

PUB

A obra que agora de aproxima do fim está amplamente marcada pelas inúmeras mortes que aqui ocorreram. Pelo menos 37 trabalhadores morreram por causa da pressa em terminar a obra, refere o sindicato concluindo que “este aeroporto transformou-se num cemitério”. O Ministro do Trabalho turco, por sua vez, aponta problemas de saúde a acidentes de viação como causas para as mortes que ainda não terão sido totalmente contabilizadas.

Foto de Mrhayata, Flickr