Esta máquina automática vende gafanhotos cobertos com chocolate

Comer gafanhotos cobertos com chocolate pode não ser muito habitual em alguns países, mas noutros estes bichos fazem parte da alimentação quotidiana.

gafanhotos de chocolate
PUB

Uma máquina de vending instalada numa loja da ilha de Kyushu, no sul do Japão, está a fazer as delícias dos clientes pela particularidade de produtos que ali se vendem. São oito tipos de insetos, entre os quais gafanhotos e barras de proteína.

Com preços a rondarem os cinco euros, a instalação da máquina foi ideia de um japonês que recebeu como presente de um amigo, que trabalha na Tailândia, uma embalagem de gafanhotos secos.

O objetivo principal da máquina é dar destaque à loja da qual Toshiyuki Tomoda é proprietário, mas a máquina está a ser o centro das atenções, uma vez que vendeu 80 embalagens de insetos cobertos de chocolate só na primeira semana de operação.

“Era crocante e, para minha surpresa, era bom” disse uma mulher de 43 anos ao The Japan News enquanto dava umas mordidas cautelosas no gafanhoto que lhe deram a impressão de estar a “comer as asas e as pernas”.

A verdade é que a ideia deste japonês não é inédita, mas é bastante invulgar. Em alguns países comer insetos é visto de forma repugnante, mas há outros em que estes bichos fazem parte de uma alimentação regular.

PUB

“Eu espero que a máquina de vending sirva como um trampolim para se pensar sobre a crise alimentar que muitas pessoas enfrentam em todo o mundo, problema que não é muito conhecido no Japão”, disse Toshiyuki Tomoda.

Foto de Titanas, Flickr