Estas são as melhores cidades para se viver em 2019

Um estudo recente elencou as melhores cidades para se viver em 2019, de acordo com mais de duas dezenas de critérios. A Europa lidera.

Tóquio
PUB

As casas acessíveis, boas oportunidades de trabalho e um ambiente agradável são três dos fatores a ter em conta por quem escolhe uma cidade para viver. E a cidade que ficou em primeiro lugar no ranking global da Resonance “As Melhores Cidades para se Viver em 2019” cumpre-os todos e mais alguns.

Londres é a melhor cidade para se viver em 2019 porque obteve bons resultados em 23 critérios em análise aplicados a 100 cidades de todo o mundo.

london eye londres - diogo pereira
Londres é a melhor cidade do mundo para se viver de acordo com o ranking da Resonance

Para além dos já mencionados, a capital britânica lidera ainda em qualidade do ambiente, qualidade das instituições, diversidade, prosperidade económica, qualidade cultural, gastronomia e vida noturna.

“Com o ranking das melhores cidades do mundo, o nosso objetivo é fornecer aos responsáveis políticos de cidades de todo o mundo novas ferramentas e prespetivas sobre os fatores-chave que são responsáveis pelo bem-estar da comunidade e prosperidade futura da cidade”, refere o CEO Resonance, Chris Fair. 

Em declarações à revista Luxury Travel, o responsável esclareceu ainda que “enquanto outras classificações consideram estatísticas como a conectividade aos aeroportos ou acesso à educação na sua metodologia, nenhum outro ranking incorpora dados de canais online como o TripAdvisor e o Instagram para medir a qualidade e o desempenho de uma cidade”.

O fator brexit parece não ter grande relevância neste estudo, nem afetar a “prosperidade futura da cidade” que a consultora vê como ponto forte para escolher Londres como melhor cidade do mundo para se viver em 2019.

PUB

Ainda no seio da União Europeia, Paris ocupa o segundo lugar desta lista, estando Nova Iorque na terceira posição. A capital do Japão, Tóquio, também está bem posicionada graças à qualidade da sua engenharia e à experiência urbana muito futurista que proporciona a quem lá vive.

No quinto lugar surge mais uma cidade europeia. Barcelona, em Espanha, também ajuda a perceber que as incertezas políticas não têm importância na hora de definir os melhores lugares para se viver.

A capital russa, Moscovo, surge na sexta posição, seguida das cidades de Chicago, Singapura, Dubai e São Francisco

Dez melhores cidades para se viver em 2019

1 Londres
2 Paris
3 Nova Iorque
4 Tóquio
5 Barcelona
6 Moscovo
7 Chicago
8 Singapura
9 Dubai
10 São Francisco