NotíciasMilhares de restaurantes de ‘fish and chip’ podem fechar no Reino Unido
Prato de fish and chips

Milhares de restaurantes de ‘fish and chip’ podem fechar no Reino Unido

PUB

Os restaurantes de fish and chips estão a sofrer uma forte pressão provocada pela invasão da Ucrânia por parte da Rússia e muitos podem ter de fechar portas até ao final do ano.

Os preços do peixe estão mais altos, mas um dos problemas mais severos prende-se com o aumento do preço do óleo alimentar, essencial para a fritura deste prato tipicamente britânico.

Em declarações à CNN, Andrew Crook, presidente da Federação Nacional de Frituras de Peixe, detalha que pelo menos um terço dos mais de 10.000 restaurantes existents no país estão em sérias dificuldades.

Esta Federação representa 1.200 empresas e existe há mais de um século.

O aumento de preços está a afetar vários setores de negócios, mas os restaurantes de peixe e batatas fritas estão particularmente pressionados porque trabalham com margens muito pequenas.

PUB

De acordo com dados oficiais, o peixe usado por estes restaurantes subiu cerca de 40% e o óleo mais de 80%.

O óleo de palma pode ser uma alternativa, mas também viu os preços duplicar e a Indonésia – maior exportador mundial deste bem – começou a restringir as exportações.

A somar a tudo isto estão os aumentos dos preços da energia e dos fertilizantes usados para cultivar as batatas.

O ‘fish and chips’ é um dos pratos mais conhecidos do Reino Unido. Os primeiros restaurantes abriram na década de 1860 e rapidamente se espalharam por todo o território à medida que a industrialização ia avançando, sendo particularmente importante para alimentar operários e classes mais baixas.

Artigos Sugeridos