Museu Machado de Castro também já é Património Mundial da UNESCO

O Museu Nacional de Machado de Castro acaba de entrar na lista do Património da UNESCO, ao ser incluído na área já classificada da Universidade de Coimbra.

Fachada do Museu Nacional de Mchado de Castro com o letreiro metálico Museu em primeiro plano - Foto de Cláudia Paiva
PUB

O Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, passa a estar integrado na área classificada como Património Mundial do Bem “Universidade de Coimbra Alta e Sofia”. A decisão conhecida este domingo em Baku, no Azerbeijão, também classificou como Património Mundial da Humanidade o Palácio de Mafra e o Bom Jesus de Braga.

Embora a mais antiga universidade portuguesa, bem como a Alta de Coimbra e a Rua da Sofia tenham sido integradas na lista de património classificado pela UNESCO em 2013, o Museu Machado de Castro acabou por não fazer parte da distinção, uma vez que se encontrava ainda em fase final de restauro e remodelação.

A jóia da coroa do Machado de Castro é o Criptopórtico do Forum de Aeminium do séc. I e que é considerada a mais importante construção Romana conservada em Portugal.

Para além dos seis núcleos, (escultura (período romano ao século XX), ourivesaria (dos séculos I ao XX), pintura (dos séculos XV ao XX), cerâmica (dos séculos XVI ao XX), têxteis (dos séculos XVI ao XIX) e mobiliário (dos século XVIII e XIX )) o acervo é ainda constituido por bens de casas religiosas extintas na região de Coimbra, peças do espólio proveniente das escavações arqueológicas no criptopórtico.

O Museu Nacional de Machado de Castro é um dos imperdíveis de Coimbra. Veja o roteiro do W360.PT para a cidade dos estudantes clicando aqui.

PUB