NotíciasMuseu Machado de Castro também já é Património Mundial da UNESCO
Fachada do Museu Nacional de Mchado de Castro com o letreiro metálico Museu em primeiro plano - Foto de Cláudia Paiva

Museu Machado de Castro também já é Património Mundial da UNESCO

PUB

O Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, passa a estar integrado na área classificada como Património Mundial do Bem “Universidade de Coimbra Alta e Sofia”. A decisão conhecida este domingo em Baku, no Azerbeijão, também classificou como Património Mundial da Humanidade o Palácio de Mafra e o Bom Jesus de Braga.

Embora a mais antiga universidade portuguesa, bem como a Alta de Coimbra e a Rua da Sofia tenham sido integradas na lista de património classificado pela UNESCO em 2013, o Museu Machado de Castro acabou por não fazer parte da distinção, uma vez que se encontrava ainda em fase final de restauro e remodelação.

A jóia da coroa do Machado de Castro é o Criptopórtico do Forum de Aeminium do séc. I e que é considerada a mais importante construção Romana conservada em Portugal.

Para além dos seis núcleos, (escultura (período romano ao século XX), ourivesaria (dos séculos I ao XX), pintura (dos séculos XV ao XX), cerâmica (dos séculos XVI ao XX), têxteis (dos séculos XVI ao XIX) e mobiliário (dos século XVIII e XIX )) o acervo é ainda constituido por bens de casas religiosas extintas na região de Coimbra, peças do espólio proveniente das escavações arqueológicas no criptopórtico.

O Museu Nacional de Machado de Castro é um dos imperdíveis de Coimbra. Veja o roteiro do W360.PT para a cidade dos estudantes clicando aqui.

PUB
Artigos Sugeridos