O dia 4 de dezembro foi mais um daqueles dias em que as redes sociais se incendiaram com a chegada de uma novidade estrondosa: a Emirates acabava de apresentar um avião completamente coberto de diamantes.
A imagem da companhia aérea do Dubai rapidamente se tornou viral e muitos foram os que a partilharam – incluindo órgãos de comunicação social – com comentários que criticavam a companhia, que a ilogiavam e outros até que questionavam os problemas de segurança que tal ação poderia levantar.
“Há pessoas a morrerem à fome, mas a ideia de criar um avião coberto de diamentes parece-me ótima”, escreveu um internauta em tom irónico. “Vocês são fantásticos”, disse outro aprovando claramente a inciativa da companhia.
Mas também surgiram dúvidas: “Isto não pode intreferir na aerodinâmica dos passageiros, colocando em causa a segurança dos passageiros?”, perguntou outro utilizador do Twitter.
A imagem partilhada pela Emirates foi criada por Sara Shakeel e só o conhecimento da autora da imagem (que a Emirates revelou no post original no Twitter) teria sido suficiente para que os passageiros tivessem percebido que se tratava de uma montagem.
Sara Shakeel é precisamente conhecida por fazer fotomontagens com animais, monumentos e até batatas fritas do Mc Donald’s nos quais coloca precisamente… diamantes.
A companhia aérea já veio dizer que nunca pensou que os internautas pudessem confundir a montagem com uma imagem real… mas foi precisamente isso que aconteceu. Mas fica o esclarecimento, a Emirates não tem um avião coberto de diamantes.