No Aeroporto de Gatwick os carros vão ser estacionados por robôs

Com o objetivo de agilizar as partidas e chegadas no Aeroporto de Gatwick, um robô fará os estacionamentos autonomamente, sem interferência humana.

robot estaciona carros no aeroporto de Gatwick, em Londres foto de Stanley Robotics
PUB

A partir de agosto vai começar a ser implementado um sistema de estacionamento inovador no aeroporto londrino de Gatwick. Trata-se de um robô autónomo que transporta o veículo para o lugar de estacionamento sem qualquer interferência humana.

O sistema já foi testado em Paris, Lyon e Düsseldorf e vai chegar ao segundo aeroporto mais movimentado do Reino Unido em agosto, numa época de grande tráfego de passageiros.

Os passageiros que optarem por usar este sistema vão ter que seguir um processo muito simples. Chegados ao aeroporto vão ter que parar o carro numa zona especificamente dedicada à utilização dos robôs Stan – assim se chamam -, e através de uma aplicação informar o sistema de que a viatura está pronta para ser estacionada. Assim que este processo estiver concluído o passageiro poderá avançar para o terminal do aeroporto e iniciar o processo de embarque no avião.

Já sem o condutor por perto o robô entra em ação valendo-se de um poderoso sistema informático que, ao aproximar-se do carro, percebe as suas dimensões e características e adapta-se para o conseguir transportar em segurança. Para efetuar o transporte a viatura é levantada num processo semelhante ao de um empilhador, cabendo ao GPS do robô percorrer o caminho até ao lugar de estacionamento mais próximo.

O objetivo deste sistema é facilitar o processo de partidas e chegadas no Aeroporto de Gatwick e ajudar os passageiros que chegam mais em cima do horário do voo a reduzirem o stress. Numa fase inicial o sistema apenas será testado no parque de estacionamento de longa permanência no Terminal Sul que até à data de introdução deste novo sistema apenas dispõe de 170 vagas de estacionamento. Mas como não há necessidade de abertura de portas durante todo o processo os carros vão poder ficar estacionados de forma mais compacta, o que aumentará a capacidade do parque para 270 lugares de estacionamento.

PUB