NotíciasO novo aeroporto de Pequim mais parece uma nave de aliens
novo aeroporto de Pequim Zaha Hadid Architects, Methanoia

O novo aeroporto de Pequim mais parece uma nave de aliens

PUB

Deve ser inaugurado apenas no próximo ano, mas já há quem o ache parecido com uma nave espacial de aliens. E é verdade, o novo Aeroporto Internacional da capital chinesa parece acabado de aterrar a 46 km do centro de Pequim, parecendo estar pronto para levantar voo a qualquer momento.

O novo Aeroporto Internacional de Pequim foi projetado pelo falecido arquiteto Zaha Hadid e tem como objetivo ajudar o atual aeroporto principal da capital chinesa que está próximo da capacidade total.

Numa primeira fase terá capacidade para atender 45 milhões de passageiros com a ajuda de quatro pistas. Em 2025, quando estiver totalmente concluído, a capacidade máxima da estrutura chegará aos 75 milhões de passageiros.

A obra está orçada em cerca de 10 mil milhões de euros e deve ser inaugurada em junho de 2019.

O projeto tem como objetivo “evocar a harmonia e equilíbrio das paisagens chinesas, enquanto as suas cores e materiais são uma expressão de linguagem visual dentro da cultura tradicional chinesa”.

PUB

Embora a estrutura seja gigantesca os engenheiros responsáveis pela obra mostraram-se preocupados em conseguir áreas acolhedoras, onde os passageiros possam passar algumas horas de forma confortável no caso de escalas longas.

Embora esteja afastado do centro de Pequim haverá um comboio de alta velocidade que transportará os passageiros rapidamente até à estrutura.

Este novo aeroporto fará parte da lista dos maiores do mundo.

Fotos de Zaha Hadid Architects, Methanoia

Artigos Sugeridos

Sou licenciado em Jornalismo e estou a fazer o mestrado em Relações Internacionais. Quero aprender como gira o globo. Como se fazem e desfazem alianças. Como é que os líderes aprendem com a história. diogopereira@w360.pt