O número de turistas por habitante é maior em Lisboa e Porto do que em Londres ou Barcelona

Cidades portugueses destacam-se de algumas cidades europeias

PUB

De acordo com um estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) apresentado nesta quarta feira e citado pelo Jornal de Notícias a pressão turística é maior em Lisboa e no Porto do que em Londres, Praga ou Barcelona.

A pressão turística é apurada tendo em conta o número de habitantes de uma cidade comparado com o número de turistas. No caso de Lisboa, os 4,5 milhões de pessoas que recebe a cada ano representam nove vezes o número de moradores que se fixa em 504. Já no Porto há oito vezes mais turistas do que habitantes. A invicta, onde moram 214 mil pessoas, recebe anualmente 1,6 milhões de turistas.

cropped-W_MINIATURA.pngTaxa turística: dormir no Porto vai custar mais dois euros por noite

Comparando com cidades como Barcelona ou Praga, onde o número de turistas é cinco vezes superior ao número de habitantes, as principais cidades portuguesas destacam-se significativamente. Francamente atrás dos números portugueses também fica a cidade de Londres onde o número de turistas é apenas quatro vezes superior ao número de residentes.

No relatório do IPDT são ainda apresentados dados relativos ao número de turistas por quilómetro quadrado. Lisboa tem 300, o Porto 228 e Albufeira 158. Estas pessoas estão concentradas sobretudo em zonas históricas e baixas das cidades.

PUB

Citado pelo Observador o presidente do IPDT, António Jorge Costa, explica que “estudar o assunto de uma forma desapaixonada e fornecer dados capazes de orientar decisões informadas, para que o turismo possa continuar a crescer e a beneficiar o país com resultados e harmonia” é o objetivo deste estudo. “Ninguém vai querer matar a galinha dos ovos de ouro do turismo, porque, comprovadamente, diminui o desemprego e eleva o limiar da pobreza”, conclui.