Uma nova lei proíbe turistas e moradores locais de comer na calçada ou à porta dos estabelecimentos do centro histórico de Florença, em Itália. Caso não respeite esta regra, pode receber uma multa entre os 150 e os 500 euros.
A medida vigora em dois períodos do dia (entre as 12 e as 15 horas e das 18 às 22 horas) e afeta quatro ruas: Via de ‘Neri, Via della Ninna, Piazzale degli Uffizi e Piazza del Grano.
Em comunicado, no Facebook, o autarca de Florença, Dario Nardella, referiu que a proibição se trata de “um impedimento concreto” que tem como objetivo acabar com o lixo na via pública.
Segundo o “The Local”, os estabelecimentos instalados nas ruas históricas tiveram de colocar um sinal bilingue nas montras que pede aos visitantes para “respeitarem os moradores, comerciantes e trabalhadores” do centro da capital da Toscana.
A nova norma manter-se-á em prática, no mínimo, até 6 de janeiro próximo, altura em que se procederá à análise da sua eficácia. “Se os turistas se comportarem em Florença como se estivessem em casa, serão sempre bem-vindos, especialmente se quiserem provar as nossas especialidades gastronómicas”, afirmou Nardella, citado pelo “The Independent”.