A cada ano o The World Happiness Report é publicado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU e revela o ranking dos país onde as pessoas são mais felizes.
No ano passado a Noruega ficou em primeiro lugar, mas em 2018 foi a Finlândia que levou o título, deixando a campeã de 2017 em 2º lugar.
Portugal subiu doze posições relativamente ao ano passado, fixando-se agora em 77º lugar. O fim do programa de assistência financeira e o fim da crise são os motivos apontados pelo relatório para a subida.
Voltando ao topo desta tabela, olhamos para os países europeus em grande destaque. Finlândia, Noruega, Dinamarca, Islândia, Suíça e Holanda ocupam as seis primeiras posições.
Os países nórdicos são claramente os mais felizes do mundo uma vez que, de acordo com o relatório, têm melhores condições sociais, rendimentos e esperança de vida saudável mais elevados, assim como liberdade, confiança e generosidade.
O primeiro país não europeu a surgir na lista ocupa a sétima posição e é o Canadá.
Na cauda desta lista surgem o Ruanda, Iémen, Tanzânia, Sudão do Sul e a República Centro Africana e a Síria, sendo que o país mais infeliz é o Burundi que lida há vários anos com uma guerra civil e limpezas étnicas.