Qual é o país mais pacífico do mundo?

Foi apresentado recentemente o Índice Global da Paz que revela qual é o país mais pacífico do mundo. Portugal está muito bem posicionado neste ranking.

PUB

A Islândia é o país mais pacífico do mundo de acordo com o Índice Global de Paz apresentado neste mês de junho. Não é preciso descer muito na lista para encontrar Portugal que ocupa a quarta posição, tendo apenas à sua frente a Áustria, Nova Zelândia e a Islândia.

Portugal caiu de terceiro para quarto lugar face ao último ranking, mas os bons índices mantiveram-se.

Para chegar a esta lista o Institute of Economics & Peace avaliou 23 indicadores qualitativos e quantitativos como segurança pública, violência policial, taxa de homicídios, justiça social, terrorismo, participação em conflitos, grau de militarização e gastos com armas.

Num total de 163 estados avaliados apenas 71 apresentaram melhorias, sendo que 92 viram a sua posição deteriorar-se, de acordo com o Observador. Estes indicadores indicam que o mundo está menos pacífico quando comparado com as mesmas avaliações do ano anterior.

A Europa mantém-se como a região mais pacífica do mundo, embora a sua posição tenha piorado em virtude de “instabilidade política, impacto do terrorismo e perceções de criminalidade”. O Médio Oriente e o Norte de África mantêm-se como as regiões menos pacíficas, não tendo nenhum dos seus países além da 40ª posição.

PUB

Foto de Wikipedia