Já visitou os Passadiços do Paiva, em Arouca, e veio de lá de boca aberta? Se a resposta fôr sim, então vai ter que lá voltar para se surpreender com uma novidade: uma ponte envidraçada.
As obras já terão começado com a instalação do estaleiro e trabalhos de preparação do terreno para receber a nova atração e, de acordo com a Agência Lusa (citada pelo Público), devem estar concluídas daqui a 10 meses.
A nova ponte vai ser instalada junto ao geossítio da Cascata das Aguieiras, nas imediações da escarpa conhecida como Garganta do Paiva. Vai ter 150 metros de altura e 480 de comprimento o que fará dela “a maior ponte do género em Portugal, se não fôr também a maior da Europa”, declarou à Lusa a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
“Será certamente a mais bonita e a mais impactante” da Europa, continuou a autarca, mostrando-se confiante com a viabilidade do projeto que tem como objetivo destacar ainda mais uma atração já muito conhecida pelos portugueses e turistas.
A nova ponta envidraçada terá uma largura de 1,20 metros, será exclusivamente pedonal, e o pavimento vai ser em gradil metálico para facilitar a passagem do vento sem oferecer grande resistência às correntes, inevitáveis a grandes altitudes.
“É uma obra de imenso relevo não apenas para a população de Arouca, mas também para todo o território nacional, dada a procura que os passadiços e o geoparque têm registado tanto entre a comunidade portuguesa como entre os nossos visitantes estrangeiros”, disse Margarida Belém para justificar a aposta na nova estrutura.
Sabe-se já que quando ficar pronta, a ponte envidraçada terá efeito nos preçários que serão atualizados, não se sabendo, para já, os novos preços. O acesso aos Passadiços do Paiva já foram gratuitos, mas atualmente tem o custo de €2,5 mantendo-se grátis para menores de 12 anos.
Foto de Joseolgon Wikipedia