Passear no centro de Lisboa equivale a fumar quantos cigarros? E em Paris? E em Londres?

Há uma aplicação que informa os turistas sobre o equivalente em cigarros à poluição do ar a que foram expostos enquanto passeavam no centro das cidades.

Várias pontas de cigarros apagadas num cinzeiro de vidro com cinza e um cigarro aceso
PUB

As alterações climáticas estão em cima da mesa há vários anos e são cada vez mais uma preocupação da generalidade das pessoas informadas, mas e se num futuro próximo o turismo começasse a basear-se em fatores como a poluição do ar? Não é preciso esperar muito, na verdade isso já acontece e segundo dados recentes já há turistas a evitarem cidades como Hong Kong ou Pequim, precisamente porque os níveis de poluição do ar não são nada recomendáveis.

Com base nestas preocupações foi lançada a aplicação Sh**t! I Smoke que permite aos utilizadores saberem a quantos cigarros equivale um passeio no centro de uma qualquer cidade. Desenvolvida por um físico e um designer a nova ferramenta relaciona dados recolhidos por estações de monitoramento do ar presentes em várias zonas do globo, relaciona-os com o tabagismo e mostra ao utilizador a quantos cigarros fumados equivale um passeio na zona onde se encontra.

Capturas de ecra da aplicação Sh___! I Smoke onde são víseis dados sobre o número equivalente de cigarros fumados relativos à poluição do ar
Aplicação Sh**t! I Smoke traduz em cigarros a poluição a que os turistas foram expostos

De acordo com a MAGG, que testou a app durante os meses de verão (quando a poluição do ar é mais intensa), passear em Lisboa equivale a fumar 3,2 cigarros. Um valor surpreendente, mas que fica a baixo dos 8,4 de Cabul, no Afeganistão ou dos 6,2 de Madrid. O Porto surge na zona inferior da tabela com um passeio pelos Aliados a equivaler a 0,9 cigarros, ainda assim acima de Londres, com 0,8 ou Amesterdão, com 0,7.

Passear no centro destas cidades equivale a fumar quantos cigarros, de acordo com a aplicação Sh**t! I Smoke?
Cabul, Afeganistão 8,4
Islamabad, Paquistão 7,7
Hong Kong, China 7
Madrid, Espanha 6,2
Daca, Bangladesh 4,1
Dubai, Emirados Árabes Unidos 4
Cairo, Egipto 3,5
Lisboa, Portugal 3,2
São Paulo, Brasil 3
Nova Iorque, Estados Unidos 2,8
Nova Deli, Índia 2,7
Roma, Itália 2,5
Paris, França 1,6
Sydney, Austrália 1,4
Berlim, Alemanha 1,2
Moscovo, Rússia 1
Porto, Portugal 0,9
Londres, Inglaterra 0,8
Amesterdão, Holanda 0,7
Gaborone, Botswana 0,1

De acordo com a BBC, que cita um estudo britânico, mesmo níveis baixos de poluição são responsáveis por alterações consideráveis na saúde das pessoas. De acordo com estes dados, os valores considerados aceitáveis pelos governos dos países no que à poluição diz respeito, podem ser muito prejudiciais à saúde, tornando-se urgente revê-los em baixa.

PUB