Uma pintura do espanhol Pablo Picasso foi propositadamente rasgada por um jovem de 21 anos que visitava o Museu Tate Modern de Londres, onde a obra estava exposta. De acordo com o que avança a BBC o incidente aconteceu no sábado, mas só agora foi revelado.
O suspeito, Shakeel Ryan Massey, terá sido apanhado em flagrante e está detido desde então, estando previsto que seja ouvido por um juiz na próxima segunda feira, já a sentença a que será sujeito deve ser conhecida no final do mês. O suspeito tem negado qualquer envolvimento no caso.
A obra em causa chama-se “Busto de Mulher” e terá sido pintada por Picasso em 1944, em plena ocupação Nazi. Retrata Dora Maar, uma das amantes do pintor e está avaliado em quase24 milhões de euros.
Os técnicos do museu londrino estão a avaliar os danos para perceberem exatamente o que pode ser feito para recuperar a obra. Não é a primeira vez que um ato de vandalismo tem como palco o Tate Modern, em 2012 um quadro de Mark Rothko foi vandalizado, sendo o responsável condenado a dois anos de prisão.