NotíciasPode estar para breve uma ligação de comboio entre Espanha e Marrocos
Comboio a passar a alta velocidade numa estação. Foto de Pixabay

Pode estar para breve uma ligação de comboio entre Espanha e Marrocos

PUB

A ideia não é nova, mas agora os estudos para o lançamento de uma ligação ferroviária que ligará Espanha e Marrocos podem estar a entrar numa fase avançada. A informação é avançada pelo Secretário de Estado dos Transportes de Marrocos que não adianta mais dados, mas revela que as negociações bilaterais estão em andamento.

“Trabalhamos há anos com Espanha para construir uma linha férrea intercontinental entre os dois países e agora estamos no processo de aprofundar os estudos técnicos”, disse Mohamed Najib Boulif.

Vista da Gran Vía, em Madrid, a partir do Círculo de Bellas Artes
Madrid, em Espanha

A ideia de um comboio ‘transmagrebino’ já foi apoiada por vários países do norte de África como Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia e Líbia, mas os interesses políticos e financeiros dos envolvidos foram variando ao longo dos últimos anos e a ideia foi perdendo força.

Fez Marrocos
Fez, em Marrocos

Marrocos, Argélia e Tunísia já tiveram uma rede de comboios interligados, e Marrocos tem mesmo a uma das redes ferroviária mais extensas de todo o continente. A rede ferroviária que ligava os vários países do norte de África foi-se desmantelando com o encerramento da fronteira terrestre da Argélia com Marrocos em 1994 e com a paragem dos comboios que criculavam entre a Tunísia e a Argélia em 2006.

Este novo projevto de Marrocos, virado para a Europa, começa a ficar bem encaminhado, uma vez que o Banco de Desenvolvimento Africano já se comprometeu com uma verba para ajudar a financiá-lo.

PUB
Artigos Sugeridos

Sou licenciado em Jornalismo e estou a fazer o mestrado em Relações Internacionais. Quero aprender como gira o globo. Como se fazem e desfazem alianças. Como é que os líderes aprendem com a história. diogopereira@w360.pt